Hugo Sabatino lança livro sobre
Atenção ao Nascimento Humanizado

28/11/2014 - 16:11

O obstetra Hugo Sabatino

O obstetra Hugo Sabatino, professor aposentado da Unicamp, lançou na Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Universidade na última quinta-feira (27) o livro Atenção ao Nascimento Humanizado – Baseado em Evidências Científicas. A obra, organizada por ele, possui três volumes – denominados Paradigmas Educacionais; Paradigmas do Trabalho de Parto; e Paradigmas do Nascimento –, publicados com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A primeira versão do livro, em formato digital, foi produzida em 2011, em idioma espanhol e português.

De acordo com Hugo Sabatino, que é um dos precursores do parto de cócoras no Brasil, a obra busca oferecer aos profissionais da saúde e interessados, informações sobre a atenção humanizada ao nascimento. Ele defende o que considera os três pilares mais relevantes da humanização: conhecimento e respeito aos processos fisiológicos da gestação, nascimento, puerpério e aleitamento materno; atenção ao casal de forma multiprofissional e multidisciplinar; e respeito aos costumes regionais e individuais (mitos e ritos) dos ‘casais grávidos’.

“Os temas selecionados fazem parte de uma nova e pretensiosa Obstetrícia, menos agressiva, mas nem por isso menos afetiva”, defende Hugo Sabatino. Ele explica que alguns capítulos foram transcritos do livro Parto Humanizado: Formas Alternativas, de 1992. “Optamos por reproduzi-los por considerar que não perderam a atualidade e por poderem fornecer excelentes informações. Os capítulos foram escritos pelos professores Peter Dunn e Jarson Gardosi, da Inglaterra; Manuel Gallo e Pedro de La Fuente, da Espanha; e Paulo Cesar Giraldo, do Brasil."

Para transmitir sua mensagem, Hugo Sabatino acercou-se, ainda, do trabalho de colaboradores como Moysés e Cláudio Paciornick; Galba Araujo; Adaiton Salvatore Meira; Maria Tereza Maldonado; Fernando Estelita Lins; Emerson Godoy Machado; pesquisadores que têm dedicado sua trajetória profissional a defender o que o docente chama de uma Obstetrícia menos tecnocrática.

Em Atenção ao Nascimento Humanizado, o leitor encontrará um rico trabalho de pesquisa que resgata, na História e na Antropologia, as formas de nascer; resultados de estudos sobre as posições maternas durante o trabalho de parto – notadamente o parto vertical (de cócoras); artigos sobre o papel das doulas e parteiras; e a reprodução de ricos debates entre especialistas acerca de todos estes temas.

Hugo Sabatino é no momento docente da Universidade do Estado do Amazonas. Atua no Brasil desde 1980 como médico, docente e pesquisador. Foi idealizador da criação da Rede pela Humanização do Nascimento (ReHuNa), em 1993, organização da sociedade civil, que tem a finalidade de divulgar a assistência e cuidados perinatais, com base em evidências científicas, reforçando o protagonismo da mulher a partir da compreensão do parto como um processo natural. Em 2010, durante a III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, realizada em Brasília, o médico recebeu homenagens do Ministério da Saúde, pelo seu trabalho sobre humanização do parto.