Vreri começa a receber
as últimas visitas do ano

27/11/2014 - 10:50

Moreno, da Universidade Finis Terrae

Comitiva do Uruguai

Semana intensa de atividades na Vice-Reitoria de Relações Internacionais (Vreri) da Unicamp, com cinco visitas de instituições estrangeiras: Universidade Finis Terrae, Universidade de Queensland (Austrália), Secretaria de Educação da Província de Jiangsu, Consulado do Uruguai e órgãos governamentais da Coreia e Fundação da Pesquisa Nacional. Muitas tratativas, busca de cooperação, possibilidade de intercâmbio acadêmico e prospecção de futuras parcerias.

Segunda-feira (24) esteve na Unicamp o diretor de Relações Internacionais da Universidad Finis Terrae, do Chile, Enrique Moreno Soffia, cuja instituição tem um acordo geral firmado com a Unicamp desde 2012. A principal missão de Enrique Moreno nesta viagem foi discutir com o professor Gustavo Paim Valença, assessor da Vreri, assuntos de mobilidade acadêmica.

Na quarta-feira (26) aconteceram na Vreri as visitas de delegações da Secretaria de Educação da Província de Jiangsu, da Universidade de Queensland e do Consulado do Uruguai. A comitiva chinesa veio composta por nove professores da Secretaria de Educação da Província de Jiangsu, para realizar uma visita técnica à Unicamp, com a intenção de desenvolver um intercâmbio educacional envolvendo as universidades da Província de Jiangsu na esfera cultural e áreas como engenharia, tecnologia e pesquisa. Foram recebidos pelos professores Luis Cortez, coordenador da Vreri; Gustavo Paim Valença, assessor da Vreri; e GAO Hongyan, diretor do Instituto Confucius da Unicamp.

Atualmente, são 12 mil escolas na província de diferentes tipos e níveis, entre as quais 134 de instituições regulares de ensino superior.  A província de Jiangsu abarca 13 cidades sob a sua jurisdição, incluindo Nanjing, Wuxi, Xuzhou, Changzhou, Suzhou, Nantong, Liangyungang, Huaian, Yancheng, Yangzhou, Zhenjiang, Taizhou e Suqian. Nos próximos anos, Jiangsu deve concentrar seus esforços para alcançar excelência na educação em todos os níveis.

Austrália
Também no dia 26, veio o professor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Informação Brendon Lutwyche, dirigente da área de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Queensland (UQ), Austrália. Ele fez uma apresentação da sua instituição para estudantes da graduação e de pós, e se encontrou com o professor Carlos Suzuki, assessor da Vreri.

Ambos conversaram sobre a possibilidade de ampliar suas relações, para discutir uma colaboração no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), para sondar possíveis cooperações e para abordar com estudantes as boas oportunidades geradas na Universidade de Queensland, além de refletir a respeito de interesses futuros nas áreas de engenharia, arquitetura e TI.

A UQ foi fundada em 1909. É uma das cinco melhores universidades australianas em pesquisa intensiva. Contém muitos centros de pesquisa colaborativos e faz parte do Group of Eight (Go8), uma aliança das oito principais Universidades da Austrália, sendo todas classificadas dentre as melhores do mundo.

Ainda no dia 26 uma comitiva de quatro pessoas, encabeçada por Elianne Elbaum, cônsul-geral do Uruguai em São Paulo, visitou a Unicamp com vistas a fortalecer os laços acadêmicos entre ambas as instituições, bem como para verificar a possibilidade de intercâmbio da Universidade de Campinas com as instituições uruguaias. Participaram do encontro, representando a Unicamp, os professores Eleonora Cavalcante Albano, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e da Vreri; Pedro Funari, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e Milton Mori, diretor-executivo da Agência de Inovação INOVA Unicamp.

Fechando a semana, neste dia 28 (sexta-feira) 11 representantes do Ministério de Relações Internacionais, do Ministério da Educação e da Fundação da Pesquisa Nacional da Coreia visitaram a Unicamp. Vieram para compartilhar experiências e iniciativas políticas de cooperação envolvendo a interação universidade-empresa, tanto das universidades coreanas quanto da Unicamp.Representaram a Unicamp os professores Gustavo Paim Valença, Ricardo da Silva Torres, Peter Alexander Bleinroth Schulz, Alberto Luiz Serpa, Luiz Carlos Kretly e Mariana Zanatta Inglez. À tarde, a comitiva coreana fez um city-tour pelo campus universitário.