Unicamp

O vereador Cid Ferreira

Público no Centro de Convenções

O reitor José Tadeu Jorge

Quem já não pensou em ter mais tempo para o esporte e para o lazer, para a arte e para a cultura, para a saúde física e a mental, e para a área sociocultural e geração de renda? E se isso fosse possível mais rapidamente do que se pudesse imaginar, sendo você um dos convidados para participar desse pacote de atividades? Tem um "porém": essas atividades não são dirigidas para crianças e jovens e sim para pessoas com mais de 50 anos. Isso já passa a fazer parte da realidade na Unicamp e esses quatro eixos temáticos estão no programa que ora foi batizado de UniversIDADE [com a palavra IDADE em maiúsculas]. A formalização do programa aconteceu na tarde desta segunda-feira (10) no Centro de Convenções. Mas, apesar de aberto na data de hoje, o programa iniciará suas atividades da primeira turma somente em março de 2015 e com previsão de término em junho de 2016.

Trata-se de um amplo programa educativo que terá três semestres de duração, das 9 às 16h30, vinculando a educação acadêmica à educação popular especificamente para uma clientela que está vivendo a meia-idade. São palestras e oficinas de artesanato, cinema, contação de histórias, alongamentos, vôlei adaptado, hidroginástica, dança, aconselhamentos, orientações nutricionais, prevenção às doenças, atividades para o consumo consciente de água, inclusão digital, direitos humanos, cidadania, entre outras. Estão inclusive programadas vagas nas disciplinas regulares para alunos especiais.

Em solenidade realizada no Centro de Convenções da Universidade, o reitor José Tadeu Jorge comentou que esse projeto já estava no seu programa de gestão e já tinha sido devidamente referendado pela comunidade. Participaram da cerimônia, além do reitor da Unicamp, o pró-reitor de Graduação Luiz Alberto Magna, o vereador de Campinas Cid Ferreira e a funcionária da Reitoria Alice Helena De Danielli, idealizadora e coordenadora-executiva do novo programa. A iniciativa está contando com o apoio das unidades e órgãos da Unicamp, Associação dos Docentes da Unicamp, Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, Prefeitura Municipal de Campinas, empresas privadas e parcerias individuais (do voluntariado).

Segundo o reitor, a coordenadora-executiva do programa começou a desenhá-lo de maneira tímida, escrevendo três páginas. O projeto ganhou força, conseguiu agradar e foi aprovado mediante a Resolução GR 038/14. "A Unicamp ainda não possui muitas ações nessa área e por isso esta não será uma tarefa das mais fáceis. Vejo como inédita essa preocupação com a vida e com a sua qualidade. Por esse motivo, procuramos nos escorar em importantes parcerias para que esse programa conte com o envolvimento de outras pessoas, seja projetado e alcance magnitude e abrangência."

Ele ressaltou que esta não é uma ação somente para pessoas ligadas à Unicamp. Ela será levada também para fora da instituição, para aqueles que têm vínculo, aqueles que já tiveram e para aqueles que não têm nenhum vínculo institucional. O programa é para a comunidade de Campinas e região, pontuou. Além disso, recordou, a educação não termina nunca. “Temos que continuar aprendendo até o fim. É essa característica que confere sentido a nossa universidade para cumprir inclusive o seu objetivo de educar”, salientou.

Em sua opinião, para que o programa tenha sucesso, é preciso ter apoio particularmente das unidades e órgãos, por eles saberem como fazer isso. "Começamos hoje um novo capítulo na Unicamp. A Reitoria oferecerá os meios e o respaldo necessários para esse trabalho, que envolverá docentes, funcionários e alunos. Esperamos em breve contar com muitas atividades.”

Luis Alberto Magna agradeceu a oportunidade da PRG estar atuando nesse programa. De acordo com o pró-reitor, em 2015, com as bolsas-auxílio que estão sendo planejadas, os alunos regularmente matriculados na Unicamp estarão trabalhando para esse programa, que também não deixa de ser um programa de inclusão social. “A ideia é podermos corresponder com essa chance que nos foi confiada”, sublinhou.

Convidado para integrar a mesa de abertura do evento, o vereador Cid Ferreira, que cumpre o seu quinto mandato no município, fez uma retrospectiva da sua vida até chegar à Associação dos Aposentados e Pensionistas das Indústrias Metalúrgicas e outras Categorias de Campinas, onde atua como o seu presidente. Disse ter, desde a sua infância, preocupação com os idosos e também com a melhor forma de se preparar para a velhice. “O idoso é muito discriminado na rua e dentro de sua própria casa. Logo, vejo que esse curso vem em boa hora e creio que pode trazer muitos frutos”, frisou.

Alice Helena lembrou que o programa começou a ser idealizado a partir de uma questão central: "quem cuidará dos idosos?". Essa inquietação  integrou um fórum sobre Longevidade e Qualidade de Vida, ocorrido na Unicamp, abordando o envelhecimento no país. "A população idosa já é maior que a das crianças e já caminha para ultrapassar a dos jovens. Por essa razão, devemos pensar desde já em nossa saúde e na nossa qualidade de vida."

Segundo a coordenadora-executiva, o desafio será priorizar ações criativas e transformadoras, as quais sejam capazes de gerar mudança na vida das pessoas e com vistas ao futuro. "Pretendemos trazer a comunidade de Campinas para dentro da nossa instituição, ampliando o seu acesso", realçou. Os interessados que tiverem dúvidas sobre algumas questões como por exemplo frequentar o curso deverão entrar em contato com Alice Helena através de e-mail. As inscrições, informa ela, possivelmente serão realizadas nos meses de dezembro e janeiro em um site a ser disponibilizado pelo programa.