Técnica de irrigação de cana com esgoto
rende prêmio a pesquisadores da Unicamp

04/11/2014 - 17:09

/
A entrega do prêmio para a Unicamp

A entrega do prêmio para a Unicamp

Eduardo Barbosa, um dos contemplados

Eduardo Barbosa, um dos contemplados

O orientador Edson Matsura

O orientador Edson Matsura

O prefeito de Campinas, Jonas Donizetti

O prefeito de Campinas, Jonas Donizetti

Os contemplados nas duas categorias

Os contemplados nas duas categorias

O desenvolvimento de um método que permite a irrigação de plantações de cana-de-açúcar com esgoto doméstico rendeu aos pesquisadores Eduardo Augusto Agnellos Barbosa e Leonardo Nazário Silva dos Santos, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp, o Prêmio de Reponsabilidade Ambiental promovido pelo Grupo Anhanguera de Comunicação (RAC) e pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A de Campinas (Sanasa). 

A técnica é fruto das teses de doutorado defendidas recentemente por Eduardo e Leonardo, estudos que foram orientados pelo docente Edson Eiji Matsura, do Departamento de Água e Solo da Feagri.  Os premiados na categoria Público/Privado foram congratulados durante cerimônia na manhã desta terça-feira (4) em Campinas, na presença do prefeito municipal, Jonas Donizetti; do diretor-presidente da Sanasa, Arly de Lara Romeo; e do presidente do grupo RAC, Silvino de Godoy Neto. O evento, realizado no Vitória Hotel Concept, celebrou os oito anos do prêmio, que na edição deste ano teve 32 projetos inscritos.

“A minha pesquisa e a do Leonardo fazem parte de um amplo projeto que conta com a participação de outros pesquisadores da Unicamp, também orientados pelo professor Edson. Trata-se de um projeto bastante relevante para esta questão do uso de água para a agricultura. Além de reaproveitar a utilização da água, o sistema reduz o consumo de adubo e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa”, explica Eduardo Barbosa.

A técnica formulada pelos pesquisadores da Unicamp funciona por gotejamento superficial. Os experimentos foram realizados em uma área da Feagri numa pequena estação de tratamento de esgoto, utilizando equipamentos para levar o efluente ao campo plantado com cana. 

“Já trabalhamos há muito tempo com irrigação e sabíamos das limitações dos recursos hídricos empregado à produção agrícola irrigada. Portanto, pensamos na possibilidade de integrarmos o uso do esgoto doméstico tratado na irrigação. É uma pesquisa que já tem três anos e que produziu, até o momento, bastantes recursos humanos, um papel importante da Universidade. É uma técnica que permite uma economia muito relevante de água. Só para termos uma dimensão, nestes últimos meses de seca, nós tínhamos água de reuso para utilizar na irrigação e não tínhamos água de superfície”, destaca o orientador Edson Matsura. 
O pesquisador Eduardo e o docente Edson recebem o prêmio do presidente da RAC, Silvino de GodoyTambém foram premiados na categoria Público/Privado, o Senac Campinas e o Institute Business Education (IBE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na categoria Terceiro Setor, os contemplados foram a Elus Ambiental, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP); e as Organizações Não Governamentais (Ongs), Plantando Paz na Terra e Recriar.Com.Você.

“Essa premiação, mais do que nunca, neste momento em que estamos vivendo, tem uma importância especial porque estamos sentindo os efeitos da ação do homem para o meio ambiente. Projetos como estes, de responsabilidade ambiental, merecem todo apoio e visibilidade”, parabenizou o prefeito de Campinas, Jonas Donizetti. 

Leia mais sobre o projeto de responsabilidade ambiental.
Conheça a técnica desenvolvida na Unicamp.

Comentários

Parabéns Professor Matsura e aos colegas Eduardo Augusto Agnellos Barbosa e Leonardo Nazário Silva dos Santos pelo merecido prêmio.

Email: 
ovischi@gmail.com