FEF firma convênio com
potência do esporte mundial

20/10/2014 - 16:46

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp assinou amplo convênio de cooperação acadêmica e científica com a Nippon Sport Science University (NSSU), umas das mais importantes do mundo na área esportiva. A NSSU já formou 112 medalhistas olímpicos, número superior a tudo que já foi conquistado pelo Brasil durante todas as olimpíadas disputadas. O acordo foi formalizado na tarde desta segunda-feira (20) pelo chefe de gabinete da Reitoria da Unicamp, o docente da FEF Paulo Cesar Montagner, e pelo diretor da NSSU, Kenshiro Matsunami.
Formalização do Convênio“O objeto do convênio é fomentar a cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisas comuns e intercâmbio de docentes e pesquisadores. A Nippon Sport Science promove muito fortemente a interação científica com o ambiente esportivo, sobretudo o de alto rendimento, resultando em números impressionantes. Aqui na FEF nós também temos um pouco disso, mas certamente o ganho será alto, principalmente no sentido de aperfeiçoar as metodologias de desenvolvimento esportivo daqui”, considerou Paulo Cesar Montagner. 
O chefe de gabinete, Paulo MontagnerEnvolvido diretamente com o convênio, o professor Marco Antônio Coelho Bortoleto, do Departamento de Educação Física e Humanidades da FEF, comemorou o feito, lembrando que o Japão será sede dos Jogos Olímpicos em 2020. “No ano passado nós já estivemos em Tóquio com 27 estudantes do Grupo Ginástico Unicamp (GGU). E este ano eles vieram participar do Fórum de Ginástica Geral da FEF com 56 estudantes. Foi, portanto, a partir dessa turnê que realizamos na Ásia, que começamos a estreitar as relações com a Nippon Sport Science University”, contextualiza. 

“Somente da área de ginástica, a NSSU tem 39 medalhas olímpicas. Nas Olimpíadas de Londres, eles tiveram 22 atletas participando. Portanto, vamos ganhar muito, principalmente com a expertise que eles têm em vários campos do esporte. Para os alunos e pesquisadores da FEF é uma oportunidade de conhecer uma estrutura impressionante. A NSSU tem 5 mil estudantes somente de ciências do esporte. E da nossa parte, vamos oferecer o nosso conhecimento em muitas áreas que ainda estão se desenvolvendo por lá”, avaliou. 
Marco Bortoleto, da FEF
A formalização do convênio aconteceu na sala de congregações da FEF, na presença do diretor da Unidade, Miguel de Arruda; da diretora-associada, Mara Patrícia Traina Chacon-Mikahil; do assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), o professor Carlos Kenichi Suzuki. Pelo lado japonês, participaram Araki Tatsu, docente da NSSU, e Go Kuroki, assessor de relações internacionais da instituição.

Livro Grupo Ginástico da Unicamp
Durante a solenidade de assinatura do convênio, foram entregues exemplares do Livro “25 anos – Grupo Ginástico da Unicamp” (Editora da Unicamp), que foi lançado na última quinta-feira (23) no Ginásio do Sesc Campinas. O lançamento do livro, que narra a história do grupo da Unicamp, acontece no momento em que são comemorados 25 anos de atividades. O evento integrou parte da programação do VII Fórum Internacional de Ginástica Geral. O Fórum contou com diversas atividades acadêmicas, como cursos, workshops e exposição de pôsteres. Houve também apresentações de grupos ginásticos de diferentes países, incluído da NSSU. 

Apresentações do Grupo Ginástico

Comentários

Parabéns ao GPG, ao seu coordenador e demais membros. Esta é uma grande conquista. E que venham os bons frutos! Sucesso!!

Email: 
ugaya@fc.unesp.br