Prefeitura cria serviço
de achados e perdidos

26/06/2014 - 09:06

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Reprodução da página do sistema

Reprodução da página do sistema

A equipe da Prefeitura do Campus

A equipe da Prefeitura do Campus

Um novo serviço de utilidade pública acaba de ser disponibilizado à comunidade universitária da Unicamp. Trata-se de um sistema online para buscar objetos e documentos perdidos no campus. A atividade, gerenciada pela diretoria de Vigilância da Prefeitura Universitária, recolhe, classifica, registra, guarda e disponibiliza os itens encontrados. Uma resolução, publicada no último dia 10 no Diário Oficial do Estado, normatiza o novo serviço. Há também uma instrução estabelecendo os procedimentos.

O sistema online facilitará a identificação dos objetos perdidos, explica o vice-prefeito do campus, Moacyr Trindade de Oliveira Andrade. Ele esclarece que os itens somente poderão ser retirados, pessoalmente, na sede da Vigilância (Avenida Albert Einstein, 763), das 8h30 às 17h30, mediante comprovação da propriedade, sendo imprescindível a apresentação de documento pessoal. Quando não for possível comprovar a posse, o requerente deverá descrever as características e peculiaridades do bem. 

No sistema online, o usuário poderá buscar o objeto utilizando vários filtros de pesquisa, inserindo, por exemplo, o período em que o item foi perdido; a informação sobre o objeto; o tipo de material; o local em que foi encontrado ou uma identificação específica, como nome ou número, no caso de documentos pessoais. Em alguns casos, quando o objeto encontrado possui identificação, a equipe da Vigilância já tenta contatar o proprietário para fazer a entrega.  

“A ideia é que tivéssemos um mecanismo de comunicação para facilitar a comunidade na busca por objetos perdidos no campus. O trabalho foi desenvolvido de forma integrada por vários setores da Prefeitura, incluindo equipes da Vigilância e Informática. O serviço de achados e perdidos já vinha sendo desenvolvido pela Prefeitura, sem, no entanto, dispor de um sistema online de busca e uma divulgação mais intensa à comunidade”, conta Moacyr Andrade. 

De acordo com ele, mais de 1000 objetos perdidos no campus são armazenados, anualmente, pela Vigilância. Desses, menos de 30% são recuperados pelos usuários. “A expectativa, com a divulgação e o sistema online, é que o número de objetos e documentos recuperados aumente. É um serviço relevante. Quem já recuperou um item perdido sabe a sua importância”, garante.

“Futuramente pretendemos ampliar o serviço de modo que as unidades e órgãos da Universidade possam cadastrar os itens no sistema. Será uma nova funcionalidade que já está sendo trabalhada pela nossa equipe. Após este cadastro, as unidades e órgãos enviarão os objetos para a Vigilância, que fará uma conferência para posterior disponibilização online”, acrescenta. 

Os achados e perdidos serão mantidos pela Vigilância do Campus durante um ano, exceto em algumas situações. Documentos pessoais, como Carteira de Motorista, RG, CPF, Título de Eleitor, Passaporte e Carteira de Trabalho, após o prazo de 90 dias, serão encaminhados para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Identidades estudantis e funcionais, emitidas pela Unicamp, serão enviadas para a Diretoria Acadêmica (DAC) e Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), respectivamente. 

Bens consumíveis serão descartados imediatamente após o registro; Bens não reutilizáveis serão encaminhados à coleta seletiva; Livros cadastrados no Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) serão direcionados, no prazo de 90 dias da entrega, à biblioteca de origem; Livros não cadastrados no SBU serão enviados, no prazo de 90 dias da entrega, a projetos de leitura comunitária. Os demais objetos não retirados no prazo previsto serão doados ao Núcleo de Voluntários do Hospital de Clínicas (NUVOHC). 

Integram a equipe que trabalhou no desenvolvimento do serviço de achados e perdidos, o diretor da Vigilância, Charles Jerônymo; a facilitadora de processos de trabalho da Prefeitura, Tânia Denise Almeida, o analista de sistema Rafael Pereira de Sousa; e os funcionários José Antônio Guimarães; Edmilson Modesto; Rosangela Pivetta Júlio; Sandra Maria de Souza; Jefferson Bueno Figueiredo, Ruxelli Motta Loia Bergamaschi e Sírius Roberto da Costa Gomes. 

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parabens pelo novo serviço

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douglasfabiano@estadao.com.br