Equipe Urubus Aerodesign fica em
sexto no SAE Aerodesign East 2014

29/04/2014 - 13:41

/
Aeronave da equipe Urubus

Aeronave da equipe Urubus

Aeronave da equipe Urubus

Aeronave da equipe Urubus

Urubus com Polônia

Urubus com Polônia

Urubus com Porto Rico

Urubus com Porto Rico

Equipe Urubus Aerodesign

Equipe Urubus Aerodesign

Logomarca da equipe

Logomarca da equipe

A equipe Urubus Aerodesign, formada por alunos de Engenharia Mecânica da Unicamp, participou em meados deste mês (11 a 13 de abril) da competição SAE Aerodesign East 2014, em Marietta, Geórgia, nos Estados Unidos. Em sua primeira participação em uma competição de porte internacional, a equipe levou o Brasil e a Unicamp ao sexto lugar na classificação final, demonstrando o alto nível de conhecimento de que dispõem os estudantes brasileiros. O título da competição foi conquistado pela equipe Aerodesign Warszawa, da Polônia. Assim como na competição brasileira, a Urubus também obteve um grande resultado na classificação de carga transportada, atingindo a quinta colocação entre as 42 equipes.

O objetivo da competição foi projetar, construir e colocar em voo uma aeronave de controle remoto para o transporte de cargas, desafiando estudantes de graduação a colocar em prática conhecimentos adquiridos ao longo de seu curso superior. A pontuação final leva em conta tanto a carga transportada nos voos, quanto a apresentação oral e o relatório técnico avaliados pelo corpo de juízes da competição. O direito de representar o Brasil na competição internacional norte-americana foi conquistado após a equipe Urubus sagrar-se vice-campeã da competição nacional SAE Brasil Aerodesign 2013. Apenas os dois primeiros colocados entre as 75 equipes participantes da competição brasileira recebem autorização para a participação na Aerodesign East.  Na competição norte-americana, participaram 42 equipes de sete países (além de Brasil e Estados Unidos, participaram Canadá, Polônia, México, Índia e Egito). A presença de equipes de diferentes países permitiu aos integrantes da equipe brasileira não apenas ampliar conhecimentos no projeto aeronáutico, mas também uma rica troca de experiências culturais com os integrantes de outros países. A participação na competição internacional permitiu a troca de experiências com pessoas de diferentes culturas, como Polônia e Porto Rico. 

Após o retorno da viagem aos Estados Unidos, a Urubus já trabalha pesado no projeto da próxima competição brasileira, em busca de repetir o bom desempenho do ano anterior e conquistar o título da SAE Brasil Aerodesign 2014, a ser realizada em outubro, em São José dos Campos. Confira um dos voos da Urubus na Aerodesign East