Abertas inscrições
para a 6ª ONHB

07/03/2014 - 08:26

Professores de História e alunos do oitavo ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio já podem se inscrever para mais uma edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), cursos profissionalizantes e supletivos, também podem se inscrever, desde que estejam nas séries citadas ou equivalentes.

A Olimpíada teve início em 2009, como uma proposta diferenciada de competição científica para jovens de todo Brasil. Elaborada por docentes e pós-graduandos do Departamento de História da Unicamp, o evento mais uma vez reunirá milhares de equipes de todos os estados brasileiros para desafios semanais estimulantes e tarefas muito especiais.

Na última ONHB, quase 50.000 inscritos participaram da competição, realizada no segundo semestre. Em 2014, a 6ª edição traz uma grande novidade: a Olimpíada será realizada no primeiro semestre. Essa mudança busca desvencilhar o evento do período do ENEM e dos vestibulares, para que mais estudantes do 3º ano do ensino médio possam juntar-se ao evento.

As inscrições se estenderão até 20 de abril. O desafio começa em 28 de abril e seguirá pelas próximas cinco semanas com os ciclos online. A convocação dos finalistas será em 2 de junho e a grande final presencial, em agosto, com data a ser definida.

A taxa de inscrição para equipes de escola pública será de R$ 21,00 até 20 de março. Para as equipes que se inscreverem de 21 de março a 20 de abril, o valor será de R$ 30,00. Já os participantes de escolas particulares terão uma taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 até 20 de março e R$ 60,00, desta data em diante. As inscrições podem ser feitas através da página da ONB, onde também consta o regulamento oficial

Uma Olimpíada diferente
Documentos, textos, imagens e mapas são as ferramentas dos participantes para elucidar questões de múltipla escolha e provocar a compreensão do processo de construção histórico. As equipes são compostas por 4 integrantes, sendo eles 3 alunos e um professor de história da escola. Juntos, eles terão uma semana para se debruçarem sobre cada fase e resolver as questões da melhor forma possível.

As cinco fases iniciais são online e ao final de cada etapa equipes são eliminadas, até se chegar às 300 equipes que participarão da fase final na Unicamp, em Campinas. Este formato inovador, já adotado pela ONHB nas edições anteriores, visa reunir professores e estudantes de todo Brasil para responder questões que proporcionam uma reflexão sobre a construção da nossa sociedade. A construção do método histórico, sua aplicação e desenvolvimento compõem cerne dos desafios semanais, estimulando nossos participantes a experimentar esse processo de investigação.

Todos os inscritos e suas respectivas escolas receberão certificados de participação. Como forma de premiação, escolas, alunos e professores vencedores ganharão medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes). Além disso, todas as equipes que participarem da fase fFinal receberão também medalhas de honra ao mérito.