Evento debaterá os 50
anos do Golpe de 64

17/02/2014 - 13:17

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, por meio do Departamento de História e do Programa em Pós-graduação em História, promoverá nos dias 11 e 12 de março o seminário 50 anos do Golpe Civil-Militar de 1964 – Revisitando questões e debates. O evento, aberto à participação de toda a comunidade universitária, reunirá pesquisadores jovens e consagrados, que refletirão sobre temas como memória, trauma, gênero, espaços, transições e sociedade. As atividades serão realizadas nos Auditório I do próprio IFCH.

O seminário é organizado pelos professores Margareth Rago e José Alves de Freitas Neto. De acordo com José Alves, o objetivo do evento é discutir aspectos de um regime político que, apesar de ter sido encerrado há quase 30 anos, ainda possui questões inconclusas que merecem ser pensadas e que tornam esse passado recente um tema importante para a sociedade brasileira e para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. “Buscamos, com essa iniciativa, construir na Unicamp um espaço de discussão sobre a ditadura civil-militar brasileira e das outras experiências recentes latino-americanas”, afirma o docente.

Durante os dois dias do seminário serão realizadas cinco mesas-redondas, com a participação de representantes de diversas universidades e instituições do país. No encerramento do primeiro dia de atividades, às 19h, será exibido o filme “Verdade 12.528”, dirigido por Paula Sacchetta e Peu Robles, seguido de debate. A mediação caberá aos doutorandos Marcos Tolentino e Pâmela Resende, que também colaboraram com a organização do evento.

9h30 - Cerimônia de abertura.

MESA 1

10h - Agentes sociais, dilemas e silêncios em torno do passado ditatorial.

Coordenação: Marcelo Ridenti (Departamento de Sociologia – Unicamp).

Expositores: Anderson da Silva Almeida (Doutorando UFF), Denise Rollemberg (Departamento de História - UFF), Jean Rodrigues Sales (Departamento de História – UFRRJ).

MESA 2

14h – Tempos passados e reinvenções presentes: sobre transição, traumas e verdades.

Coordenação: Alvaro Bianchi (A confirmar; Departamento de Ciência Política – Unicamp)

Expositores: Edson Luís de Almeida Teles (Departamento de Filosofia Política – UNIFESP; Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos), Márcio Seligmann-Silva (Departamento de Teoria Literária – Unicamp), Pâmela Resende (Doutoranda USP; Comissão Nacional da Verdade).

MESA 3

16h – A patrimonialização de espaços de memória da ditadura civil-militar brasileira

Coordenação: Silvana Rubino (Departamento de História – Unicamp)

Expositores: Deborah Neves (Mestranda USP; Condephaat); Katia Neves (A confirmar; Memorial da Resistência)

19h00 - Atividade Cultural

Exibição do filme “Verdade 12.528” (Brasil, 2013, Direção: Paula Sacchetta e Peu Robles) seguido de debate com os diretores.

Mediação: Marcos Tolentino e Pâmela Resende.

Quarta-feira 12/03

MESA 4

9h30 – As ditaduras civis-militares do Cone Sul em perspectiva

Coordenação: José Alves de Freitas Neto (Departamento de História – Unicamp).

Expositores: Caroline Silveira Bauer (Departamento de História – UFPel), Marcos Tolentino (Doutorando Unicamp), Samantha Viz Quadrat (Departamento de História – UFF).

MESA 5

14h – Mulheres e Ditaduras

Coordenação: Margareth Rago (Departamento de História – Unicamp)

Expositoras: Adriana Friszman (Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp), Criméia de Almeida (Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos), Maria Amélia Almeida Teles (União de Mulheres de São Paulo; Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”), Maria Lygia Quartim de Moraes (Departamento de Sociologia – Unicamp; Comissão da Verdade e Memória “Octavio Ianni”).