Arco parabólico ganha reforço
para anunciar eventos especiais

06/02/2014 - 11:40

Trabalhadores instalam o arco parabólico

A peça sendo preparada

Você já reparou que a Unicamp tem um arco parabólico? Desde quando ele existe? Onde fica? O que é isso? Na manhã desta quinta-feira (6), o seu idealizador – Carlos Fernandes, professor colaborador do Instituto de Artes (IA) da Universidade, e o seu realizador Joaquim Antunes Barbosa, técnico de montagens do Gabinete – estavam a postos no balão de entrada da Unicamp, onde desde 2006 o arco estava instalado, primeiramente por ocasião das comemorações dos 40 anos da instituição, e que agora passou por uma reforma.

Hoje, no mesmo local, cerca de dez homens do Departamento de Manutenção da Prefeitura do Campus reconduziram a obra ao seu habitual espaço, a qual ganhou um reforço especial: uma chapa de ferro com espessura grossa, de mais de 2 milímetros, de modo a garantir uma maior durabilidade, substituindo o antigo revestimento com lona utilizado como alegoria no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2005.

Os estudantes que visitaram a UPA daquele ano gostaram tanto da lona que sempre faziam fotografias ao lado dela. "Acabou se tornando meio que um símbolo do encontro", relembra o professor. O primeiro arco foi construído com duas tabelas de basquete, a fim de ter um formato elíptico.

No ano seguinte, as tabelas foram substituídas por um suporte com três arcos, os quais se juntavam no meio. O revestimento foi feito com tecido em lycra, com o intuito de dar visibilidade aos 40 anos da Unicamp. Inicialmente, a ideia era que o arco durasse seis meses. Em 2007, com o fim das comemorações, o arco seria desmontado. Não foi o que aconteceu. A base ganhou concreto e durou sete anos. Era o que faltava para perenizar a peça, pois ela já fazia parte da paisagem universitária.

Por decisão do Gabinete do Reitor, na pessoa do professor Carlos Anjos, que encomendou o trabalho, a estrutura, que é a mesma, deve continuar existindo. Só que no lugar da lona, que sofreu com a ação do tempo, foi colocada uma chapa resistente de ferro. Agora, ao contornar o balão principal da Unicamp, os motoristas e transeuntes estarão diante do novo arco parabólico, contendo, em primeiro plano, informação em destaque do que acontece na vida da Universidade.

Carlos Fernandes, professor aposentado e colaborador há quatro anos na Unicamp, no Laboratório de Imagem e Som "Prof. Dr. Carlos Roberto Fernandes", explica que o arco atua, na verdade, como um display publicitário, a fim de anunciar eventos especiais. Foi assim com os encontros da UPA, dos Fóruns Permanentes e de outros tantos que acabaram, e acabam, compondo o cenário do dia a dia no campus de Campinas, em espaço privilegiado central e privilegiado.

"Eu não imaginava que uma criação feita para um evento específico, como a UPA, se tornasse uma vitrine geral para a exposição de eventos institucionais e que se mostra importante no contexto da comunicação visual da Universidade", salienta o docente. As divulgações no arco estão a cargo do Fórum Pensamento Estratégico - Penses, órgão ligado ao Gabinete do Reitor.