Programa de Pós-Graduação do IC

08/11/2013 - 16:38

O autor da tese nº 150, Leonardo Piga

Paulo Lício de Geus, Sandro Rigo, Leonardo Piga

Foi defendida na tarde desta sexta-feira (8) a tese de doutorado de número 150 do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, intitulada “Modelagem, caracterização e otimização de potência em centro de dados”, de autoria de Leonardo de Paula Rosa Piga e orientada pelo professor Sandro Rigo. “Em dezembro de 2010 registramos as marcas de 100 teses de doutorado e de 600 dissertações de mestrado. Agora, não houve sincronia em relação ao mês, mas estamos na tese nº 150, enquanto a dissertação nº 700 foi apresentada recentemente”, afirma o professor Paulo Lício de Geus, coordenador do Programa de Pós-Graduação do IC.

O coordenador ressalta a evolução do programa, que contava apenas com o mestrado, enquanto o doutorado começou em 1993/94, tendo a primeira tese defendida em 97. “Durante muito tempo o mestrado formou a nossa base e a máquina do doutorado demorou a engrenar. Agora ambos estão em ritmo similar e podemos dizer que atingimos a maturidade, na proporção do dobro de alunos de mestrado em relação aos de doutorado – considerada ideal, visto que os cursos são de dois e de quatro anos, respectivamente. Já temos a nota seis da Capes e aumenta a expectativa de conseguirmos sete, que é a nota máxima.”

O autor da tese nº 150, Leonardo Piga, explica que iniciou o projeto em 2009, como aluno de mestrado, mas o nível do trabalho fez com que passasse diretamente para o doutorado. “O foco da minha pesquisa está na economia de energia em centros de dados, especificamente em centros web. Desenvolvemos uma placa para medir o consumo de energia e, inicialmente, avaliamos nossos algoritmos num simulador, para depois, na parte final, implantá-los num cluster real. Como resultado, conseguimos uma economia de 5% a 16% de energia. Parece pouco, mas é muita coisa em termos de escala, já que um centro de dados possui algo em torno de dez mil máquinas.”

Defendida a tese, Leonardo Piga já está embarcando para os Estados Unidos, contratado pela AMD (Advanced Micro Devices), uma das grandes fabricantes mundiais de processadores, onde havia feito seu estágio. Seu orientador, Sandro Rigo, considera o trabalho bastante interessante por conta das ideias diferentes em relação a pesquisas afins desenvolvidas na área. “O cluster foi implementado em arquitetura recém-lançada no mercado, onde o hardware já é feito para não gastar energia – ele conseguiu economizar de 5% a 16% em cima das políticas que o Linux já adota nesse sentido.”