Revolta das agulhas acontece no próximo
dia 20 na área externa da Casa do Lago

01/11/2013 - 14:35

/
Grupo da terceira idade de Barão Geraldo

Grupo da terceira idade de Barão Geraldo

Artesato transforma-se em rica produção artística

Artesato transforma-se em rica produção artística

Instalação em Portugal: intercâmbio

Instalação em Portugal: intercâmbio

Projeto de Carol Hummel: inspiração

Projeto de Carol Hummel: inspiração

Um grupo formado por alunos do Instituto de Artes (IA) da Unicamp e idosas do distrito de Barão Geraldo promoverão no próximo dia 20 de novembro, a partir das 14 horas, a sua ‘revolta das agulhas’. A intervenção artística prevê a montagem de trabalhos artesanais em árvores localizadas na área externa do Espaço Cultural Casa do Lago, no campus da Universidade, em Campinas. A instalação ficará no local por 10 dias. 

“A ideia é utilizar os ‘simples’ trabalhos manuais desenvolvidos pelo grupo da terceira idade São José Operário do distrito de Barão como uma rica produção artística. Muitas vezes, as peças em tricô, crochê e fuxico são consideradas menores. Por isso o nome Revolta das Agulhas”, explica a pesquisadora da Unicamp Fernanda Macahiba, umas das organizadoras da ação. 

A iniciativa, de acordo com ela, integra disciplina do Programa de Estágio Docente (PED) do IA, supervisionada pelo docente Edson do Prado Pfutzenreuter. “Essa proposta envolve também um grupos da terceira idade de Portugal, num projeto de intercâmbio cultural com o Brasil. Eles fazem parte da aldeia de Moledo e da cidade de Vila Nova de Gaia. O nome Revolta das agulhas partiu de lá, inclusive. Após a finalização da intervenção, os trabalhos de Portugal serão enviados para Campinas e vice-versa”, detalha. 

A intervenção em árvores foi inspirada na produção da artista norte-americana Carol Hummel, que desenvolve ações similares pelo mundo. “A arte contemporânea hoje está saindo dos museus. Quando se faz um trabalho externo, que é uma instalação, você alcança um público diferenciado. Este é também um dos nossos objetivos”, situa Fernanda Macahiba. 

Ela garante que a instalação, que foi aprovada pelos órgãos ambientais da Unicamp, não trará risco ao desenvolvimento das espécies arbóreas. O projeto envolve a participação dos alunos do IA, Filipe Miranda, Isadora Fernandes, Giovani Delagracia, Bruna Zanolli, Laís Oliveira, Priscila Guerra e Thaís Uzan. Todo o processo que envolve o projeto pode ser acompanho na rede social Facebook, na comunidade Revolta das Agulhas.