Unicamp perde Ines Joekes

27/10/2013 - 12:29

Ines Joekes

A docente Ines Joekes, que atuava no Instituto de Química da Unicamp, faleceu por volta das 23 horas de sábado (26). Está marcada para as 17 horas desse domingo (26) uma homenagem à professora no Cemitério da Saúdade, em Campinas, de onde o corpo seguirá para o Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo, onde será cremado.

Ines Joekes desenvolvia suas atividades de ensino e pesquisa no Departamento de Físico-Química do IQ e, por dois mandatos, foi diretora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp.  Natural da Argentina, Ines possuia graduação em Bacharelado em Físico-Química pela Universidad Nacional de Córdoba (1976), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Química pela Unicamp (1983). Atualmente, atuava como professora titular ms-6 da Unicamp. Com vasta experiência no campo da pesquisa, desenvolvia estudos principalmente nos seguintes temas: cabelo, crisotila, heterocoagulacao, quimica do cimento, catalisadores suportados e biocatalisadores suportados.

Comentários

Além de minha orientadora você foi uma amiga de todas as horas. Foi com você que aprendi a ser a profissional que sou hoje. Jamais esquecerei de seu sorriso e de seus ensinamentos. Inés, obrigada por tudo. Vai nos fazer muita falta por aqui, professora.

Descanse em paz grande amiga e colega Ines. O seu legado como pessoa e docente da UNICAMP será sempre lembrado, não apenas pela sua preciosa contribuição acadêmica e cientifica, mas também, como aquela que lutou incansavelmente em todas as esferas, pela defesa da autonomia universitária, respeito institucional e a valorização holística das atividades docentes da UNICAMP.

Mais uma vez quero render homenagem uma Mulher que fez diferença na minha vida. Excelente profissional, orientadora, professora, tutora e amiga, deixa muita saudades.

!!! RIP !!! QUERIDA INES !!!

É uma grande perda!
A professora Inés sempre foi muito simpática, bem humorada, corajosa e franca.

Fiquei sabendo somente agora! Que perda!
Encontrei-me com ela não faz muito tempo, em Ubatuba, cidade que ela também amava e onde ia recarregar as baterias.
Vai fazer muita, muita falta!

Maria Evelyna P. do Nascimento
Profa. aposentada, Faculdade de Educação - UNICAMP

Uma pessoa muito especial e a quem devo muitos agradecimentos. Me ensinou muito como pessoa e como profissional, deixara saudades! Descanse em Paz.

Uma professora dedicada e exemplar. Muito alegre e comunicativa. Deixa saudades, assim como outros professores do IQ que pude conhecer, com os que obtive uma excelente formação profissional.

Grande perda para a Unicamp, para os alunos e todos os que a conheceram. Além de uma grande estudiosa, tinha uma alma bonita e jovem.

Uma perda irreparável! Em um lugar em que muitos pesquisadores top consideram a graduação um calvário, ela realmente se importava com o equilíbrio entre ensino e pesquisa. Espero que a Unicamp lhe renda homenagens. Proporia que o prédio de um dos ciclos básicos recebesse seu nome - ou o espaço de laboratórios conjuntos de graduação no futuro ciclo básico 3. Triste, muito triste no dia de hoje!

foi minha professora numa disciplina não obrigatória para o meu curso, mas desde então, passou a ser uma grande amiga. Com ela, eu aprendi uma das frases mais verdadeiras que conheço: "quem diz que gosta de estudar é maluco! Ninguém gosta de estudar! Estudar é cansativo, dá dor nas costas, é penoso, chato... a gente gosta é de aprender! Mas... ainda não inventaram outro jeito, não é?". Lembro como se fosse hoje das histórias do fusca... :'( Fará muita falta...