Docentes da Unicamp recebem
as insígnias do Mérito Científico

18/10/2013 - 15:00

Insígnia concedida a Paulo Arruda, Luiz Carlos Dias, José Cláudio Geromel, Lauro Kubita e Helena Lopes

Acontece às 10 horas desta segunda-feira, no Museu Nacional de Brasília, a entrega das insígnias da Ordem Nacional do Mérito Científico, em solenidade conduzida pela presidente Dilma Rousseff, enquanto Grão-Mestre, e com a presença do ministro do MCTI Marco Antonio Raupp na condição de Chanceler. A Unicamp tem quatro docentes admitidos na classe Comendador: Luiz Carlos Dias e Lauro Tatsuo Kubota, ambos do Instituto de Química (IQ); José Cláudio Geromel, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC); e Helena Judith Nussenzveig Lopes, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), que hoje está na UFRJ.

O professor Paulo Arruda, do Instituto de Biologia (IB), agraciado na classe Comendador em 2000, por sua atuação nas áreas de biologia molecular e biotecnologia de plantas, agora foi promovido a Grã-Cruz em Ciências Agrárias. “Em 2000 fui um dos coordenadores do primeiro projeto de sequenciamento genômico de um microrganismo, que mereceu capa da prestigiosa Nature – meu laboratório teve um papel central. Posteriormente, expandimos nossa atuação e implantamos a primeira empresa de biotecnologia de plantas do país. Nos últimos 12 anos, eu venho atuando na coordenação de área em conselhos de várias instituições de fomento. Vejo a promoção a Grã-Cruz, a mais alta classe da Ordem, como o reconhecimento do governo brasileiro à minha contribuição.”

A trajetória do professor Luiz Carlos Dias na área de química orgânica sintética o fez merecedor da comenda em Ciências Químicas. Seu grupo de pesquisa realizou sínteses totais de vários compostos bioativos, cujas estruturas químicas estão entre as mais complexas sintetizadas no Brasil, levando o laboratório a ser credenciado pela OMS como centro de referência mundial na preparação de compostos para tratamento da doença de Chagas. “É uma honra para qualquer cidadão ser distinguido com a Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida em reconhecimento a relevantes contribuições para a ciência no Brasil. Estou muito feliz com mais esse reconhecimento na área de química.”

O professor José Cláudio Geromel, do Departamento de Sistemas de Controle e Energia (DSCE) da FEEC, está sendo condecorado na área de Ciências Tecnológicas. Ele acredita que a insígnia da Ordem é a maior honraria no contexto da ciência brasileira, mas não considera o prêmio como pessoal, e sim uma consequência do trabalho de todos os docentes da Engenharia Elétrica da Unicamp. “Sinto-me muito feliz em ver reconhecido o meu trabalho acadêmico e científico, e, sobretudo, porque o prêmio coloca em evidência a qualidade da pesquisa feita na FEEC.”

A Ordem Nacional do Mérito Científico, instituída em 1993, premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e tecnologia. Por meio de decretos do presidente da República publicados no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2010, a ONMC admitiu os 51 novos membros que estão recebendo a medalha no dia 20: são 8 na classe Grã-Cruz e 43 na de Comendador; outros 17 membros foram promovidos de Comendador a Grã-Cruz. Também foi concedida a insígnia aos conselhos nacionais de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e de Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).