Caism realiza
University

13/09/2013 - 14:17

Autoridades da Unicamp recepcionam visitantes

Matthew Ellis, expoente no câncer de mama

Guilherme Cecatti coordena o workshop conjunto

Docentes e pesquisadores do Hospital da Mulher José Aristodemo Pinotti – Caism/Unicamp e da Washington University in St. Louis (EUA) decidiram apresentar suas atividades nas áreas de ginecologia e obstetrícia, oncologia ginecológica e moléstias infecciosas em um workshop conjunto, nesses dias 13 e 14 de setembro. O evento foi organizado pela Divisão de Oncologia do Caism, no anfiteatro do hospital, com o objetivo de oferecer um espaço de discussão, reflexão e intercâmbio de experiências, contribuindo para a melhor qualificação do atendimento à mulher e o aprimoramento do ensino nas duas instituições. Há boas expectativas de acordos de cooperação acadêmica. A delegação foi recepcionada pelos professores Luís Alberto Magna, pró-reitor de Graduação, e Luís Augusto Cortez, vice-reitor de Relações Internacionais.

“A Washington University de St. Louis possui um centro de pesquisa na área de oncologia ligada à ginecologia oncológica reconhecido como de excelência no meio científico e da saúde, de tradição nos Estados Unidos. Tivemos alguns contatos prévios e agora estamos concretizando a parceria. Eles vieram apresentar as atividades científicas que têm desenvolvido”, afirmou o professor José Guilherme Cecatti, presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). “E nós também vamos mostrar nossas pesquisas, visando acertar colaborações em parcerias futuras e que provavelmente vão se concretizar, incluindo cursos respectivos de pós-graduação, com intercâmbio de alunos e também de docentes para o pós-doutorado”, acrescentou o coordenador do workshop.

A missão da Washington University veio composta de três docentes e três pesquisadores, chefiada por Matthew Ellis, inglês radicado nos EUA que é considerado um expoente nas pesquisas em oncologia ligada principalmente ao câncer de mama e que concedeu a palestra de abertura. “O câncer de mama sempre foi um assunto importante para este, para o nosso  e para muitos outros hospitais. Ele causa anualmente cerca de meio milhão de mortes, que atingem mulheres muito novas ou tão velhas como nossas avós. Em minha área específica de pesquisa, procuramos melhores tratamentos estudando e codificando o genoma deste câncer, pois é uma doença do genoma humano”, explicou o palestrante.

Segundo Guilherme Cecatti, Matthew Ellis veio acompanhado dos professores William Powderly, da área de moléstias infecciosas, e Michael Nelson, da área de ginecologia e obstetrícia. “Também fazem parte da delegação os pesquisadores Christina Stallings, Frederick Kuhlmann e Methodius Tuuli, que trabalham em diversas áreas correlatas. Eles não farão nenhuma apresentação, mas, como a dinâmica do workshop inclui reuniões em grupo, participarão das discussões sobre possibilidades de intercâmbio. Na verdade, não idealizamos um grande evento e sim um encontro pequeno entre os pesquisadores das duas universidades e alunos de pós-graduação interessados. Mas, superando as expectativas, já temos em torno de 50 pré-inscritos e deveremos ter mais.”