Ana Salvagni lança o livro 'Fotos
do Espelho', no Almanaque, dia 5

30/07/2013 - 17:09

A cantora, regente e poetisa Ana Salvagni, ganhadora da categoria Música Regional do Prêmio Brasil Instrumental 2010, lança Fotos do Espelho, seu segundo livro de poemas, no Almanaque Café, dia 5 de agosto, a partir das 19 horas.   Fotos do Espelho tem uma estreita relação com a época em que eu estava para completar 40 anos - um pouco antes e um pouco depois - e resolvi parar um pouco para olhar para mim”, declara a autora, formada pelo Instituto de Artes da Unicamp.

Conhecida pela trajetória na música, na qual lançou os CDs Ana Salvagni (1 e 2) e Alma Cabocla, a artista Ana confessa se sentir à vontade com as letras desde os primeiros exercícios de redação na escola primária. As primeiras experiências no campo da poesia aconteceram na adolescência. A prática literária é alternada com o trabalho musical, que ocupa a maior parte do tempo de Ana. “Desde a adolescência escrevo, não regularmente, e sim alternando períodos em que não escrevo nada e outros em que tenho uma necessidade muito grande de me expressar por meio do texto poético e me sinto disponível para isso, ficando também muito motivada pelo desafio de fazer um bom texto”, declara.

Quando era menina, Ana recebeu de presente do pai um livro de contos do Hermann Hesse. “Seu texto tão rico, fantasioso e sensorial me encantou. Por volta dos 15 ou 16 anos pedi ao meu pai um livro que reunia toda a obra de Vinícius de Moraes e isto também foi um marco”, relembra.

No texto de apresentação de Fotos do Espelho, o professor do Instituto de Estudos da Linguagem e ex-reitor da Unicamp Carlos Vogt descreve: “A poesia de Ana Salvagni tem a singeleza e a simplicidade das cenas familiares em que pessoas, animais, objetos, casa e paisagem estão lá porque estiveram antes e vão estar depois. Mas tem também, com essa descrição posta em sossego, as dobraduras da pergunta para se saber por que as coisas simples, sendo assim tão simples, doem tanto para se entender.”

Natural de Taquaritinga, Estado de São Paulo, Ana Salvagni publicou seu primeiro livro de poesias, Janela sem Tranca, com texto de apresentação do músico e poeta Chico César, em 2006, pela Editora Komedi. Além de cantar, é regente do Coro Açucena, de Barão Geraldo.

Na noite de autógrafos, o instrumentista Paulo Freire, marido de Ana, comanda um sarau com convidados especiais.

Lançamento Fotos do Espelho

Dia: 5 de agosto, às 19 horas