Número de inscritos para
a UPA já supera 12 mil

05/07/2013 - 15:43

Atividade científica na UPA 2012

Um contingente de 12.848 alunos de 176 escolas já fez inscrição para participar da edição 2013 do Unicamp de Portas Abertas (UPA), que ocorrerá no dia 31 de agosto. Esses estudantes são de vários estados do Brasil, principalmente São Paulo e Minas Gerais. Mas, também já há promessa de participação de um estabelecimento de ensino do Pará e outro do Mato Grosso do Sul. O objetivo da UPA, que este ano contará com uma programação ampliada, é oferecer ao público (são esperados cerca de 40 mil estudantes de ensino médio de todo o país) um painel abrangente das ações desenvolvidas pela Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e também no âmbito da cultura e das artes.

Entre as escolas inscritas, uma chama a atenção por causa da distância que separa o Estado onde está localizada de Campinas. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Dutra, que fica na cidade de Marituba, no Pará. A diretora do estabelecimento, Maria José de Araújo Reis Santana, disse nesta sexta-feira (5) pela manhã que está tentando viabilizar a viagem dos cerca de 50 alunos até a Unicamp.

“Como o trajeto é longo, os custos tornam-se significativos. Mas, esperamos ter condições de ir, pois seria muito importante para nossos estudantes conhecer a Unicamp e as pesquisas que ela realiza”, ponderou Maria José. A distância que separa Marituba de Campinas é de aproximadamente 2.800 quilômetros, que teriam que ser cumpridos durante três dias, de ônibus. Esta semana, a organização da UPA enviou, via e-mail, uma carta-convite para cerca de 60 mil escolas do país, chamando-as para o evento. A ação deverá intensificar o volume de inscrições.

A exemplo do que ocorre em relação às escolas, as inscrições de monitores também tem aumentado nos últimos dias. Até o momento em que este texto estava sendo produzido, o sistema já havia consignado 151 registros de alunos de graduação, mestrado e doutorado interessados em trabalhar durante a UPA. A participação desses monitores no evento é fundamental, pois são eles que ajudam, por exemplo, a orientar os visitantes e a organizar as atividades.

Além da oportunidade de conhecer os laboratórios das faculdades e institutos, os “upeiros” também poderão participar de atividades que estarão concentradas no Centro de Convenções e no espaço do estacionamento situado ao lado. De acordo com o coordenador geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, ao apresentar a Universidade de uma forma mais ampla aos visitantes, principalmente os estudantes das escolas públicas, a Unicamp pretende estimulá-los a concorrer às vagas oferecidas pela instituição nos seus diversos cursos de graduação.