CNPq lançará na segunda-feira (12)
os seus prêmios na Unicamp

02/07/2013 - 14:58

Glaucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa da Unicamp

A Unicamp foi escolhida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para sediar o lançamento de seus prêmios, em especial o XXVII Prêmio Jovem Cientista, cujo tema é "Água - desafios da sociedade". A solenidade será realizada no dia 12 de agosto, às 15h, no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). Participarão da cerimônia dirigentes do CNPQ e da Universidade e autoridades da região, além de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, professora Gláucia Pastore, é uma honra para a Universidade oferecer um de seus espaços para o lançamento dos prêmios do CNPq. “Penso que o Conselho escolheu a Unicamp como parceira para essa finalidade em reconhecimento ao seu compromisso com o desenvolvimento de pesquisas de alto nível. Em relação ao tema do Prêmio Jovem Cientista, por exemplo, a instituição tem longa tradição em estudos relacionados aos recursos hídricos”, afirmou.

O CNPq é pioneiro na concessão de prêmios no Brasil. Desde a década de 70, os prêmios do Conselho cumprem o papel de instrumentos de divulgação e valorização da política de desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo para uma articulação efetiva com entidades parceiras dos setores público e privado. Os agraciados são estudantes e pesquisadores, que representam as duas pontas da cadeia de produção de ciência, tecnologia e inovação.

Com temáticas, categorias e públicos variados, os prêmios incentivam a formação e o aprimoramento do quadro de pesquisadores brasileiros nas diversas áreas do conhecimento. Além do Jovem Cientista, que oferece R$ 700 mil em prêmios e cujas inscrições se encerram em 30 de agosto, o CNPq também oferece outras premiações, como o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero e Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica.