Planejamento em ciência e tecnologia
é tema de fórum permanente na FCA

05/04/2013 - 14:48

A Faculdade de Ciências Aplicadas reúne nesta sexta-feira responsáveis por planejamento estratégico em institutos de pesquisa de iniciativa pública e privada. Pela manhã, participaram da mesa-redonda Fronteiras do Planejamento em Institutos de Pesquisa Paule Jeanne Mendes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sandra Hollanda, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Maria Virginia Alves, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Arthur João Catto, do Instituto de Pesquisas Eldorado. O debate teve como moderadora a professora da FCA e pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências da Unicamp

O processo de avaliação e planejamento tem mobilizado pesquisadores da Unicamp desde 1995. Alguns trabalhos acadêmicos já tratam das novas formas de organização de institutos de pesquisa. Outros fóruns, realizados em 2010, 2011 e 2012, tiveram como tema a avaliação em ciência e tecnologia, de acordo com Adriana Bin. “Este ano resolvemos mudar o tema pela necessidade de aprofundar as discussões sobre planejamento e conhecer o que é feito em institutos e empresas”.

De acordo com o professor da FCA Sérgio Salles, um dos organizadores do evento, a programação reúne nomes importantes de institutos, empresas e universidades.