Ciências Médicas e Telecomunicações
são foco de visitas de instituições europeias

15/03/2013 - 17:05

Parcerias em pesquisa em telecomunicações com a União Europeia

Trabalhos com a Universidade Goldsmith de Londres

Representantes do Instituto de Tecnologia Waterford irlandês e coordenador de Projeto de Telecomunicações da União Europeia e da Universidade Goldsmith de Londres estiveram na Unicamp, na quarta-feira (13), para estreitar relacionamentos iniciados anteriormente e buscar novas áreas possíveis para colaboração. A Universidade britânica veio interessada particularmente nas estratégias de internacionalização da instituição brasileira e no programa Ciência sem Fronteiras. Para dar conta da agenda, a comitiva se dividiu em três programas.

O primeiro acompanhou a professora Anne Hélène Fostier, assessora da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), para um encontro de trabalho na pró-reitoria de graduação.  O segundo foi recebido por um grupo de professores e pós-graduandos do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, da Faculdade de Ciências Médicas. Enquanto o terceiro visitou o Instituto de Computação, acompanhado pela professora Siome Goldenstein.

O coordenador do projeto Construindo Cooperações Internacionais Confiáveis em Telecomunicações da União Europeia (BIC - Building International Cooperation for Trustworthy ICT) e representante do Instituto de Tecnologia Waterford, Jim Clarke, reuniu-se com José Pissolato Filho, coordenador adjunto da Cori e com o professor Michel Yacoub, do departamento de Telecomunicações, da Faculdade de engenharia Elétrica e de Computação. Clarke veio a Unicamp com interesse especial na área de antenas e telecomunicações e afirmou que há um espaço já separado para o Brasil no projeto europeu. Foram discutidas colaborações em pesquisa e o intercâmbio de estudantes e professores entre os dois continentes.