Ricardo Silva Torres, filho da Unicamp,

Ricardo da Silva Torres

Hans, Costa, Torres e Miyazawa

Público

A trajetória do novo diretor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, Ricardo Silva Torres, que toou posse nesta quinta-feira (14), confunde-se com o início da história “bem-sucedida” da unidade. Durante a cerimônia de assinatura do termo de posse, no auditório do Instituto de Economia (IE), ele relembrou seu ingresso no curso de engenharia de computação, em 1996, quando começou a acompanhar o desenvolvimento e a rápida consolidação do IC. “Entrei justamente no momento em que o Departamento de Ciência da Computação deixava de fazer parte do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) para ser uma unidade da Unicamp.”

Hoje, doutor e livre-docente pela mesma universidade onde deu seus primeiros passos também na docência, desde 2005, Torres destaca alguns avanços conquistados pelo IC, entre eles a manutenção da alta qualidade dos cursos de computação oferecidos a milhares de alunos, a ampliação do número de disciplinas a alunos matriculados em diferentes cursos da Unicamp, o aperfeiçoamento de seu programa de pós-graduação, que formou 680 mestres e 130 doutores e está classificado no nível 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e aperfeiçoamento e ampliação de atividades de pesquisa. “Hoje, o instituto conta com 25 bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq.”

O diretor enfatizou que sua atuação será pautada pelo entendimento de que apenas somente será possível alcançar os estágios adequados ao potencial do IC com a ação conjunta de todos os segmentos da unidade. “Assim poderemos reiterar que estamos diante dos cursos de computação dentre os mais antigos do Brasil e, com muito orgulho, os melhores.”

Após a assinatura do termo, o reitor Fernando Costa desejou sucesso a Torres e ao diretor associado Flávio Keide Miyazawa no comando do IC. “É uma unidade que se destaca entre uma das melhores do Brasil e da América Latina na área de computação.”