Unicamp encerra primeiras atividades de
formação para Alfabetização na Idade Certa

25/02/2013 - 14:52

Adriana Momma, Ana Guedes e Eliane Ayoub fala sobre o programa

A Unicamp encerrou na última sexta-feira (22) as primeiras atividades de formação de professores da educação básica para o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pacto). As ações de formação tiveram início no dia 18, totalizando 40 horas. O Pacto, liderado pelo Ministério da Educação (MEC), conta com a adesão de quase todos os municípios brasileiros – são mais de 5 mil participantes. A Universidade, por meio da Faculdade de Educação (FE) e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), está formando cerca de 300 professores de 86 municípios paulistas para a iniciativa do Governo Federal. A formação destes professores terá continuidade ao longo de todo o ano de 2013 na Unicamp. Também participam, no Estado de São Paulo, outras duas universidades: a Unesp e Unifesp. 

“O que percebemos acompanhando as turmas neste primeiro momento é que o grupo está bastante animado e com muita vontade de fazer com que o programa aconteça de fato”, relatou Ana Lúcia Guedes Pinto, docente da Faculdade de Educação (FE) e coordenadora institucional do Pacto na Unicamp. 

O programa, informou ela, tem como princípio a garantia da alfabetização plena da criança até os 8 anos, idade que corresponde aos três primeiros anos do ciclo fundamental. Para isso, o Pacto pretende apoiar os professores no planejamento das aulas e no uso articulado dos materiais e das referências curriculares e pedagógicas dos eixos contidos nos “materiais didáticos”, “literatura”, “tecnologias educacionais digitais” e “avaliação”.

A Unicamp é responsável por implementar a formação continuada dos professores orientadores, que por sua vez promoverão a formação dos professores alfabetizadores, explicou Ana Guedes. O programa possui característica multiplicadora, tendo em vista que esta formação será reconstruída nos municípios. 

“O grupo de professores orientadores já saíram da Unicamp com várias tarefas. A principal delas é iniciar o processo de formação nos municípios e nos relatar, antes do próximo encontro, como tem sido esta formação”, adiantou. 

Além de Ana Lúcia Guedes, são responsáveis pelo programa na Unicamp, as docentes Eliana Ayoub, que preside a Comissão de Formação de Professores ligada à PRG, e Adriana Missae Momma, coordenadora adjunta do Pacto.