Intel lança programa acadêmico

Reitor Fernando Costa

Nuno Simões, diretor da Intel Software

Público presente ao Intel Software Day 2012

A Intel Brasil está lançando um programa acadêmico de cooperação com quatro das principais universidades do país: Unicamp, USP, PUC-RJ e PUC-Campinas. O anunciou foi feito na manhã desta quarta-feira (5), durante a abertura do Intel Software Day 2012, realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. De acordo com Nuno Simões, diretor da Intel Software no Brasil, a empresa colocará à disposição de professores e alunos das quatro instituições de ensino superior conteúdo avançado de computação paralela, possibilidade de uso de laboratório de alta performance nos Estados Unidos e oportunidade de colaboração com 2.500 universidades de 90 países. O objetivo da iniciativa, conforme o executivo, é colocar os profissionais brasileiros em posição estratégica para desenvolver soluções inovadoras a partir das novas tecnologias de hardware e software disponíveis.

Segundo Simões, a Intel investe neste mercado por entender que o Brasil tem potencial para apresentar crescimento expressivo e por identificar que o país está trabalhando na capacitação de profissionais no uso de tecnologias de ponta. Também por isso, acrescentou o executivo, a companhia decidiu ampliar a abrangência do Intel Software Day 2012, que contou com a natural participação de empresas de software, mas também de estudantes e professores interessados nos temas de maior relevância para a indústria global do segmento.

Ao recepcionar os participantes do evento, o reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa, agradeceu à Intel por ter escolhido a Universidade para abrigar o Intel Software Day 2012 e por ter tomado a decisão de aceitar a participação de estudantes e docentes. “Penso que esta é uma grande oportunidade para que nossos alunos de graduação conheçam melhor a área em que pretendem trabalhar. Além disso, este evento também serve para estreitar as relações entre a Unicamp e a Intel, que têm sido profícuas ao longo dos últimos anos”.