Intel lança programa acadêmico
em evento realizado na Unicamp

05/12/2012 - 11:43

/
Reitor Fernando Costa

Reitor Fernando Costa

Nuno Simões, diretor da Intel Software

Nuno Simões, diretor da Intel Software

Público presente ao Intel Software Day 2012

Público presente ao Intel Software Day 2012

A Intel Brasil está lançando um programa acadêmico de cooperação com quatro das principais universidades do país: Unicamp, USP, PUC-RJ e PUC-Campinas. O anunciou foi feito na manhã desta quarta-feira (5), durante a abertura do Intel Software Day 2012, realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. De acordo com Nuno Simões, diretor da Intel Software no Brasil, a empresa colocará à disposição de professores e alunos das quatro instituições de ensino superior conteúdo avançado de computação paralela, possibilidade de uso de laboratório de alta performance nos Estados Unidos e oportunidade de colaboração com 2.500 universidades de 90 países. O objetivo da iniciativa, conforme o executivo, é colocar os profissionais brasileiros em posição estratégica para desenvolver soluções inovadoras a partir das novas tecnologias de hardware e software disponíveis.

Segundo Simões, a Intel investe neste mercado por entender que o Brasil tem potencial para apresentar crescimento expressivo e por identificar que o país está trabalhando na capacitação de profissionais no uso de tecnologias de ponta. Também por isso, acrescentou o executivo, a companhia decidiu ampliar a abrangência do Intel Software Day 2012, que contou com a natural participação de empresas de software, mas também de estudantes e professores interessados nos temas de maior relevância para a indústria global do segmento.

Ao recepcionar os participantes do evento, o reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa, agradeceu à Intel por ter escolhido a Universidade para abrigar o Intel Software Day 2012 e por ter tomado a decisão de aceitar a participação de estudantes e docentes. “Penso que esta é uma grande oportunidade para que nossos alunos de graduação conheçam melhor a área em que pretendem trabalhar. Além disso, este evento também serve para estreitar as relações entre a Unicamp e a Intel, que têm sido profícuas ao longo dos últimos anos”.