Samsung fecha parceria em Pesquisa e
Desenvolvimento com pesquisadores do IC

06/11/2012 - 14:31

Na última semana, a Samsung, líder global em eletrônicos de consumo e convergência digital, oficializou a parceria com pesquisadores do Instituto de Computação da Unicamp para desenvolver diversos projetos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). O acordo foi formalizado em reunião no prédio do Inovasoft, na Unicamp, e contou com a participação de representantes da Samsung, bem como dos docentes envolvidos nos projetos e da equipe da Agência Inova Unicamp, que estabeleceu a intermediação entre a empresa e os pesquisadores da Universidade. A Unicamp foi escolhida pela Samsung para esta parceria justamente por ser considerada uma das universidades mais importantes do País, conhecida por sua excelência em pesquisa e por sua tradição em patentes e inovação. “Acredito que a Universidade e a Indústria somam forças na esfera da inovação tecnológica. Dessa maneira, temos todos os ingredientes para realizar uma aliança satisfatória nesse âmbito”, afirma Fernando Arruda, diretor de P&D da Samsung. Segundo ele, a parceria com a Unicamp é um novo passo para a Samsung no Brasil. “Este pode ser o marco de uma relação de longo termo entre a Samsung e a Unicamp para a produção de tecnologia, inovação e novos produtos”.

Ao longo dos próximos anos, serão desenvolvidas atividades colaborativas com os profissionais do setor de P&D da Samsung Eletrônica da Amazônia (SEDA) em parceria com pesquisadores da Unicamp. De acordo com Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Agência de Inovação, a Samsung já realizou uma triagem de acordo com os projetos apresentados pelos próprios pesquisadores por intermédio da Inova Unicamp. “Ao longo do processo de articulação, a empresa analisou as linhas de pesquisa dos docentes na tentativa de iniciar projetos que poderiam ser de utilidade para a Samsung e, consequentemente, para a sociedade na geração de novos produtos”, afirma a diretora. O processo de negociação dos termos das parcerias e do acompanhamento está sendo realizado diretamente pela Inova Unicamp. “A Agência realiza essa ponte entre o pesquisador e a empresa, com o objetivo de facilitar a interação, auxiliar os docentes no processo de negociação e formalização do contrato, além de apoiá-los ao longo do desenvolvimento dos projetos”, afirma Roberto Lotufo, diretor executivo da Inova Unicamp.

Os convênios entre o IC/Unicamp e a Samsung Eletrônica da Amazônia possuem correlação e abordam P&D para plataformas computacionais móveis. O convênio na área de pesquisa em “Otimização do Código” será desenvolvido sob a liderança do professor Guido Araújo; já o convênio que trata da área em “Aprendizado de Máquina” será desenvolvido pelo professor Anderson de Rezende Rocha. O professor Ricardo Dahab e sua equipe abordarão a pesquisa sobre “Segurança e Privacidade”. De acordo com o professor Dahab, os projetos possuem uma ampla sinergia. “A busca por técnicas para otimização dos programas pode ser feita de forma dedicada para as aplicações de reconhecimento de imagens ou das funções de segurança, trazendo ganhos de desempenho e economia de espaço, além do consumo de energia nessas tarefas”, explica Dahab. De acordo com o docente, a Samsung terá uma participação ativa no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos grupos de pesquisa na forma de reuniões e seminários periódicos. “Esses encontros são essenciais para a identificação de eventuais dificuldades ou para novas orientações de linhas de trabalho devido a inovações que possivelmente irão surgir”, afirma. Dahab e os demais docentes desenvolverão o projeto com uma equipe que inclui alunos de pós-graduação da Unicamp. O objetivo é estabelecer metas e realizar testes para que os projetos avancem conforme o cronograma planejado.

Dahab lembra ainda que outro benefício dos projetos de parceria de P&D com empresas é possibilitar a obtenção de recursos para a pós-graduação e infraestrutura de pesquisa, já que os convênios contemplam bolsas para os alunos e a montagem de laboratórios mais equipados. Para o diretor Lotufo, a realização de projetos colaborativos que possuem interação direta entre Universidade e Empresa gera benefícios mútuos. “Essa iniciativa da Inova Unicamp em auxiliar no processo de projetos colaborativos mostra que o conhecimento, além de se tornar uma fonte de pesquisa, pode ter aplicações práticas e gerar um impacto tecnológico benéfico à sociedade”.

Interesse em projetos colaborativos com empresas
Com o objetivo de dar mais agilidade ao atendimento às empresas interessadas na execução de projetos colaborativos, a Inova Unicamp trabalha na criação de um Banco de Competências e em uma publicação que reúne as principais linhas de pesquisa de docentes e pesquisadores interessados em estabelecer parcerias estratégicas para a realização de pesquisa e desenvolvimento com empresas.

Ao preencher o formulário do Banco de Competências, docentes e pesquisadores podem inserir suas principais atividades atuais e linhas de pesquisa, destacando suas áreas de interesse para que, assim, o possível processo de parceria de P&D com empresas seja mais ágil e eficiente.

Para se cadastrar, é preciso preencher o formulário disponível na página da Inova Unicamp em https://bit.ly/NR3K0g.