VII Encontro Unicamp Ventures reúne atores

05/10/2012 - 15:40

VII Encontro Unicamp Ventures

Roberto Lotufo

Networking, debates, cases de sucessos, palestras e troca de conhecimento e experiência. Esse foi o VII Encontro Unicamp Ventures, que reuniu empresários, empreendedores, investidores e alunos interessados em empreendedorismo da região de Campinas. O encontro foi realizado na tarde da última quinta-feira (4), no Instituto Eldorado, no campus da Unicamp, em Campinas.

A abertura do evento foi feita pelo atual presidente do grupo Unicamp Ventures, Alexandre Neves. “Para fomentar o ecossistema empreendedor, é preciso estrutura, pessoas capacitadas, orientação estratégica, contatos e investimento. Esse evento objetiva mostrar as diversas iniciativas da região nesse sentido. A ideia é apoiar nas necessidades que as empresas possuem e trazer executivos para startups”, afirmou.

Esteve presente na abertura o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação, que entregou uma singela homenagem a Fabrício Bloisi, presidente anterior do grupo Unicamp Ventures, por sua gestão. “Nesse encontro, temos a possibilidade única de juntar a massa crítica de pessoas que possuam vontade em avançar no empreendedorismo e, assim, criarem novas empresas e novas tecnologias”, ressaltou o pró-reitor. Para Knobel, a Unicamp possui perspectivas e estrutura física para avançar ainda mais como polo empreendedor, “Em menos de 50 anos, a Unicamp ocupou uma posição de destaque no cenário mundial. O mesmo deve ocorrer com a área de empreendedorismo”, opinou. Para o pró-reitor, o desafio é motivar ainda mais os alunos para estudar e participar das atividades relacionadas ao empreendedorismo. “Não é simples quebrar com as culturas e regras pré-estabelecidas, mas temos avançado bastante”, afirmou.

Além disso, o diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, Roberto Lotufo, falou sobre a importância de eventos como o Encontro Unicamp Ventures para disseminar a cultura empreendedora na região. “É gratificante ver essa iniciativa partindo dos próprios empresários ex-alunos da Unicamp. A realização da sétima edição do evento mostra o quanto a Unicamp possui alunos capacitados e interessados em ter o empreendedorismo como opção real de carreira”, ressaltou. Em seguida, Fabrício Bloisi falou sobre as oportunidades existentes para empreendedores da região. “Temos como maior inspiração de polo empreendedor o Vale do Sicílio, em que os empreendedores e interessados realizam networking semanal. Juntos, os empreendedores trocam experiências e aprendem o que pode dar certo nessa árdua carreira. Devemos nos inspirar e aproveitar a chance de estarmos próximos aos empreendedores e da Região Metropolitana de Campinas, que oferece diversas oportunidades. Empresas menores devem ter mais motivação e ser mais insistentes”, alertou.

Outra atividade do evento foi o painel ecossistema, realizado por representantes da Inova Unicamp, Associação Campinas Startups e Núcleo Softex. Beatriz Florence, analista de empreendedorismo da Inova Unicamp, destacou as iniciativas da Inova no âmbito da educação empreendedora. “Semestralmente, a Inova organiza disciplinas de empreendedorismo – como “Bota pra Fazer” e AM037. Também criamos o programa Inova Descobre, uma iniciativa para os alunos da Unicamp que queiram adquirir informações sobre como empreender um negócio de base tecnológica”, afirmou. Beatriz também ressaltou a criação do grupo de estudos semanal “How to Build a Startup”, de Steve Blank. Outras iniciativas promovidas e apoiadas pela Inova Unicamp são o Conselho de Startups, o programa da RedEmprendia e o cadastro de empresas filhas, que podem ser conferidos através do site www.inova.unicamp.br/unicampempreende.

Em seguida, Virgilio Marques dos Santos, vice-presidente do grupo Unicamp Ventures, falou sobre o Desafio Unicamp de inovação tecnológica e sua importância. “O Desafio Unicamp objetiva estimular os alunos a seguirem a carreira de empreendedores, estimular o desenvolvimento de empresas que utilizem as tecnologias da Unicamp e ampliar o ecossistema de inovação de Campinas”, afirmou. O painel contou com a presença de outros atores do ecossistema empreendedor de Campinas, como Kleber Teraoka, atual presidente do Campinas Startups, e Fábio Pagani, representante da Softex.

O Encontro teve também a participação de Laerte Sabino, diretor de investimentos da IVP (Inova Ventures Participações S/A), que falou sobre a nova diretoria, investimentos e capitalização. “Percebemos que Campinas tem uma vocação tecnológica e efervescência empreendedora, além de capital humano. A IVP, portanto, preenche uma lacuna essencial: a realização de investimentos em startups de alto potencial de crescimento com base tecnológica”, explicou. Atualmente, a IVP trabalha com a captação de projetos, realiza o aporte financeiro e concede apoio para essas startups.

Em seguida, os participantes do Encontro Unicamp Ventures puderam participar do painel de executivos, composto por Mauro Peres, CEO do MBA 60; Guto Araujo, CEO da elo7; e Alexandre Borin, CEO da Prestus. Os convidados falaram sobre suas trajetórias profissionais e se envolveram em um debate com os participantes do evento. Para finalizar o encontro, Renato Toi, organizador do evento e empreendedor, falou sobre as oportunidades de colaboração, emprego e investimentos para executivos.

O encerramento do VII Encontro Unicamp Ventures foi marcado por happy hour no local, que possibilitou o networking entre os convidados, bem como a troca de informações e experiências na área do empreendedorismo.