Unicamp cria cursos e faculdade

08/08/2012 - 10:10

/
José Geraldo (centro), diretor da FT

José Geraldo (centro), diretor da FT

Membros do Consu durante sessão

Membros do Consu durante sessão

Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação

Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, órgão máximo deliberativo da Universidade, aprovou por unanimidade na manhã de terça-feira (7) a criação de quatro novos cursos de graduação: Engenharia de Telecomunicações (50 vagas, período integral), Sistemas de Informação (45 vagas, integral), Engenharia Ambiental (60 vagas, período noturno), oferecidos na Faculdade de Tecnologia (FT) de Limeira; e Engenharia Física (15 vagas, período integral), no campus de Campinas, em Barão Geraldo.  

Na mesma sessão, o Consu também decidiu pela extinção dos cursos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Integral). Os conselheiros deliberaram, ainda, pela criação da Faculdade de Enfermagem, que atualmente funciona como departamento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

A criação e a extinção dos cursos não alterarão o número de vagas oferecidas atualmente pelo Vestibular da Unicamp. Os cursos de Engenharia de Telecomunicações e de Sistemas de Informação absorverão, respectivamente, as vagas oferecidas pelos de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que serão extintos. Já as vagas a serem oferecidas pelo curso de Engenharia Ambiental serão provenientes dos cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios (30 vagas) e Tecnologia em Controle Ambiental (30 vagas). Estes dois últimos serão mantidos, agora com 50 vagas cada um.

A Engenharia Física, por sua vez, será incorporada ao chamado Cursão, que já conta com os cursos de Física, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional. As 155 vagas serão mantidas, sendo que 15 estarão reservadas à nova carreira. A entrada será comum e a escolha pelas carreiras ocorrerá em etapa posterior, variando conforme a opção. De acordo com o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), professor José Geraldo Pena de Andrade, a criação dos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Sistemas de Informação e Engenharia Ambiental é uma resposta à necessidade premente do país por engenheiros qualificados. “Além disso, os novos cursos também têm a intenção de atrair alunos com perfis diferenciados, que se integrarão àqueles que já fazem parte do nosso destacado corpo discente. Outro ponto importante é que os novos cursos contribuirão para aprofundar as atividades de pesquisa na FT”, disse.

Segundo o docente, as alterações não exigirão mudanças estruturais significativas. “Teremos que fazer somente uma ou outra adequação, visto que já contamos, por exemplo, com laboratórios”, previu Pena Andrade. O reitor Fernando Costa considerou que os novos cursos marcarão uma nova etapa na história da FT. O pró-reitor de Graduação, professor Marcelo Knobel, esclareceu que a criação do curso de Engenharia Física vinha sendo discutida há muito tempo na Unicamp. “Trata-se de um curso que já está consolidado em outros países e que vem sendo gradativamente implantado no Brasil, devido à sua importância”. Knobel destacou que antes de serem levadas à apreciação do Consu, as propostas de criação e extinção dos cursos foram amplamente debatidas pela comunidade interna e pelas instâncias formais da Universidade.

O diretor da FCM, professor Mario José Abdalla Saad, destacou que a criação da Faculdade de Enfermagem representa um avanço importante, sobretudo para a formação de quadros qualificados para trabalhar no atendimento à saúde da população. Ele lembrou que o curso de graduação, considerado de excelência, é oferecido pela Unicamp há 34 anos. Além disso, há dez anos foi instituída a pós-graduação, igualmente com alto nível de qualidade. “Há muito tempo endentemos que o curso precisava de autonomia para crescer e ampliar a formação dos futuros profissionais. Com a criação da faculdade, essas tarefas certamente serão facilitadas”, avaliou.

Comentários

Excelente notícia!!! A criação da Faculdade de Enfermagem otimizará os trabalhos da graduação e criará maior independência na gestão do curso!! Poderia também ser criada a FF Faculdade de Fonoaudiologia!!!

Email: 
eduardounicamp@hotmail.com

Recebi a notícia da criação da Faculdade de Enfermagem com muita alegria e satisfação, uma vez que prestei serviços ao DENF/FCM por 10 anos, e, desde essa época já existia essa inciativa. Parabéns a todos pela conquista.

Email: 
suar@fcm.unicamp.br

Desde que eu entrei na Unicamp, em 2010, venho sonhando com a criação do curso de Engenharia Física. Estou concluindo o 3o ano de Física e quero muito depois me transferir para esse curso novo. Fiquei muito feliz pela criação, já vinham dizendo que ia ser criado, mas eu não acreditava. Parabéns Unicamp !!

Email: 
guiantunes8@hotmail.com

Parabéns a todos da Faculdade de Tecnologia, por ser uma grande faculdade e pela qualidade dos professores merecem todo esse crescimento.

Email: 
marcijust@gmail.com

Parabéns a todos que lutaram por isso, pois num futuro bem próximo, veremos muitas pessoas beneficiadas por estas decisões, principalmente os clientes deste processo.

Email: 
aquarela68@gmail.com

Bom dia. Gostei da notícia da criação dos novos cursos.
Gostaria de sugerir a criação de um curso de Design.

Email: 
mcamorosolima@gmail.com

Estou muito feliz pela criação do curso de Engenharia de Telecomunicações, agora, sem dúvida, sei onde vou fazer minha graduação...Muito legal, adorei a notícia UNICAMP!

Noticia eh antiga, mas otima pra gente!

Email: 
Karen.pires@camargocorrea.com.br