Unicamp e SBC promovem Escola
Regional de Alto Desempenho

26/07/2012 - 15:00

Evento acontece até sexta-feira (27)

Minicursos e palestras integram programa

A Unicamp e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) organizam até esta sexta-feira (27) a 3ª edição da Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo (ERAD-SP 2012). O objetivo é estimular o estudo e a pesquisa nas áreas de arquitetura de computadores, processamento de alto desempenho e sistemas distribuídos. O evento acontece em Campinas no Hotel Tryp, que está localizado na Rua Severo Penteado, 140, bairro do Cambuí (veja programação completa e outras informações).

O coordenador do evento e docente do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, Rodolfo Jardim de Azevedo, explica que a programação conta com seis minicursos e diversas palestras, entre elas uma que aborda o supercomputador K, o segundo mais rápido do mundo. Haverá também painéis com pesquisadores usuários de computação de alto desempenho.

“A Escola é direcionada para alunos da área de software de alto desempenho. Mas, ao mesmo tempo, nós tentamos envolver pessoas tanto da comunidade científica quanto de indústrias e empresas da região. Além dos minicursos, nós temos oito palestras e um painel de pesquisadores de outras áreas que fazem uso de softwares de alto desempenho, como o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura, o Cepagri, a Embrapa, entre outros”, detalha Rodolfo de Azevedo.

Ainda de acordo com ele, o Estado de São Paulo e a região de Campinas concentram indústrias que demandam computação de alto desempenho no processo de desenvolvimento e inovação de seus produtos. Isso torna natural ao contexto do evento os debates envolvendo o desenvolvimento de software e aplicações para sistemas de alto desempenho. O docente acrescenta ainda que outros aspectos de arquitetura, software básico e processamento de alto desempenho também estão sendo apresentados.