Restaurante e centro de vivência são inaugurados

04/04/2012 - 17:40

A Unicamp inaugurou na manhã desta quarta-feira (4) mais um restaurante universitário e o segundo Centro de Vivência, ambos instalados em área localizada na parte norte do campus de Campinas, nas imediações da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). O complexo, que objetiva oferecer mais conforto e estimular o convívio e a prática esportiva entre os integrantes da comunidade interna, recebeu investimentos da ordem de R$ 4,7 milhões. Participaram da cerimônia de entrega dos espaços o reitor Fernando Costa; o coordenador-geral da Universidade, Edgar De Decca; o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva; além de diretores de unidades, professores, alunos e funcionários.

De acordo com Fernando Costa, a inauguração do complexo suprirá uma parte importante do conjunto de necessidades da Unicamp. “O restaurante e o Centro de Vivência constituem obras significativas, pois favorecem o convívio e propiciam a realização de práticas esportivas”. Ainda segundo o reitor, a presença das duas unidades, somadas às demais intervenções que estão sendo executadas ou planejadas, deverão transformar aquela área numa das principais do campus.

O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário lembrou que os investimentos na região deverão alcançar R$ 20 milhões nos próximos anos, sendo R$ 11 milhões referentes somente à infraestrutura. “Estamos vivendo um momento importante. Ao contrário do que ocorria no passado, quando houve fechamento de restaurante, agora nós estamos inaugurando um novo. Isso trará mais conforto para alunos, professores e funcionários e ajudará a reduzir as filas nas demais unidades que compõem o sistema de alimentação”, previu Paulo Rodrigues da Silva.

Para o coordenador-geral da Universidade, obras com a envergadura do complexo trazem satisfação a toda a comunidade universitária. “Também são representativas de uma vitalidade que é própria da Unicamp. Tanto o restaurante quanto o Centro de Vivência são resultado do trabalho de toda a Universidade. Tal esforço está em consonância com o Planejamento Estratégico, peça fundamental para que a instituição olhe para o futuro e vislumbre as suas potencialidades”, considerou De Decca.

Alexandre Saikali Kaan, presidente da Liga das Engenharias da Unicamp (LEU), disse que a entrega do Centro de Vivência é a realização de uma antiga aspiração tanto da entidade quanto das demais Atléticas da Universidade. “Desde 2007 nós vínhamos reivindicando este espaço. Ele sem dúvida vai ajudar a valorizar o esporte universitário, que é tão esquecido no Brasil”.

O novo restaurante é a quarta unidade a compor o sistema de alimentação da Universidade. Também estão em operação o Restaurante Universitário (RU), o Restaurante Administrativo (RA) e o do Hospital de Clínicas (HC). Juntos, os três servem aproximadamente 12 mil refeições ao dia. Com a inauguração do novo espaço, é provável que esse número sofra um incremento. A expectativa é que sejam servidas cerca de 2 mil refeições diariamente no novo restaurante.

O Centro de Vivência entregue nesta manhã é o segundo do gênero na Universidade. O primeiro, que funciona na área da saúde, foi inaugurado no último dia 22 de março. A estrutura, que será administrada com a colaboração da Faculdade de Educação Física (FEF), conta com duas quadras poliesportivas, vestiários com chuveiros e sanitários acessíveis a portadores de necessidades especiais. O espaço deve atender prioritariamente à comunidade da área das engenharias, mas não apenas esta. “O local também estará aberto ao uso de toda a comunidade”, afirmou recentemente o prefeito do campus, professor Roberto Paes.