TELESCÓPIO Carlos OrsiLogo Coluna Telescópio

Sonda da Nasa detecta matéria orgânica no planeta-anão Ceres

Por Carlos Orsi

Dados da sonda Dawn, da Nasa, revelam a presença de matéria orgânica no planeta-anão Ceres, localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. A descoberta é descrita em artigo publicado na revista da última semana Science.  A detecção foi realizada por meio de um espectrômetro de infravermelho, que encontrou a assinatura dos grupos orgânicos metil e metileno.

Matéria orgânica, composta por moléculas baseadas em carbono, é o constituinte fundamental da vida tal como a conhecemos na Terra. Os autores do artigo, de instituições da Itália e dos Estados Unidos, lembram que material do tipo já havia sido encontrado no núcleo de cometas e em meteoritos. As moléculas descobertas pela Dawn se espalham por uma área de 1000 quilômetros quadrados, próxima de uma cratera, e provavelmente tiveram origem no próprio astro, dizem os pesquisadores que assinam o artigo.

“A presença conjunta, em Ceres, de minerais hidratados contendo amônia, água congelada, carbonatos e material orgânico indica um ambiente químico altamente complexo, sugerindo ambientes favoráveis para a química prebiótica”, escrevem os autores.

NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA/Divulgação