NOTÍCIAS

Cem anos do rádio no Brasil

Emissoras universitárias resistem ao retrocesso da Comunicação Pública; ao menos 23 fecharam as portas nos últimos anos 

Autoria
Edição de imagem
Pioneiro do rádio brasileiro, Roquete-Pinto defendia o modelo educativo
Pioneiro do rádio brasileiro, Roquete-Pinto defendia o modelo educativo 

A vocação do rádio como veículo educativo remonta às primeiras transmissões realizadas no Brasil há mais de cem anos. Mesmo tendo se tornado um veículo majoritariamente comercial no país, o modelo educativo resistiu ao longo da história da radiodifusão brasileira, tendo como importantes aliadas as rádios universitárias.

Nesta reportagem especial, conversamos com pesquisadores e radiodifusores que têm participado ativamente do movimento de articulação e fortalecimento das emissoras universitárias brasileiras, enfatizando seu papel estratégico na defesa e construção de um sistema público de rádio no país.

Se entre as décadas de 1990 e 2000 vivíamos uma fase de expansão e conquistas para as emissoras do campo público, nos últimos anos há consenso entre pesquisadores da área de que os retrocessos foram muitos, em especial pela ingerência de governos e gestores nessas emissoras – o que, somado à falta de investimentos, tem colocado muitas rádios universitárias em situação crítica: ao menos 23 delas encerraram suas transmissões nos últimos anos, segundo pesquisa que vem sendo liderada pelo professor Marcelo Kischinhevsky, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para unir forças e fazer frente a esse cenário de retrocessos, foi criada em 2017 a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rubra), importante espaço de articulação, fortalecimento e mobilização das emissoras ligadas a instituições de ensino superior do país.

_____

Ficha técnica:

Produção, reportagem e edição de áudio: Juliana Franco

Edição de imagem: Alex Calixto

Edição de vídeo: Beto Minetto

Imagem de capa: Freepik

Imagem de capa JU-online
Estúdio da Rádio Unicamp durante gravação; a vocação do rádio como veículo educativo remonta às primeiras transmissões realizadas no Brasil há mais de cem anos

twitter_icofacebook_ico