Soluções para a indústria 4.0

i.Systems desenvolve softwares baseados em inteligência artificial para otimizar produtividade e reduzir desperdícios

Selo InovaA i.Systems foi fundada em 2007 por Danilo Halla, Igor Santiago e Ronaldo Antônio da Silva — três ex-alunos da Unicamp que se conheceram na Faculdade de Engenharia e Computação (FEEC Unicamp). Com foco em sustentabilidade, a empresa desenvolve soluções em softwares baseadas em machine learning e inteligência artificial para controlar processos industriais em diversos segmentos, como sucroenergético, de papel e celulose, de alimentos e petroquímico.

O principal produto da empresa é o Leaf, um software de controle de processos, lançado no mercado em 2010. A solução pode ser instalada de forma personalizada em maquinários diversos para controlar parâmetros pré-estabelecidos, com o objetivo de reduzir o consumo de recursos e aumentar a produtividade. Adotado inicialmente por uma indústria de refrigerantes de Jundiaí, hoje o software atende a mais de 150 aplicações diferentes em grupos como a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), líder mundial na produção e comercialização de nióbio.

Agora, a empresa aposta em um novo produto chamado Calix, uma solução para a previsão de demandas industriais. O software faz uma leitura mais assertiva do mercado, da produção e do que vai ser vendido na semana seguinte, auxiliando o planejamento das linhas de produção das indústrias. Em resumo, a plataforma inteligente usa inteligência artificial para gerar valor na cadeia de suprimentos. A solução em nuvem visa diminuir o tempo que as empresas gastam em tarefas operacionais para que possam dedicar esses esforços na criação de novas estratégias e otimização do planejamento. “Trata-se de um produto voltado para as diversas indústrias que ainda utilizam planilhas tradicionais para esse tipo de trabalho. A inteligência artificial analisa o histórico de vendas para realizar as previsões. O objetivo é reduzir o tempo de planejamento de demandas”, explica Halla.

Compromisso com agenda ESG
Atualmente, o foco da i.Systems é aumentar seu espaço no mercado e inserir de maneira forte e consistente o software Calix. Além disso, ela espera ampliar sua participação no mercado internacional. Recentemente a empresa iniciou um grande projeto com uma empresa colombiana.

Toda essa evolução almejada pela i.Systems se baseia em valores ESG (a sigla em inglês refere-se a boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa), o que levou a empresa a ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial, levando-a a adotar práticas baseadas nos princípios de direitos humanos, dignidade do trabalho, proteção do meio ambiente e combate à corrupção. A i.Systems também realiza ações de afirmação e de relacionamento com a comunidade — como com o grupo de diversidade Vozes, que busca garantir a representatividade de minorias sociais dentro da empresa. Em 2021, seu quadro de colaboradores contava com 20% de pessoas LGBTQIAP+ em posições de liderança e de nível executivo.

Foto de um grupo de pessoas perto de uma escada.
Alinhada com cultura ESG, quadro de colaboradores da i.Systems conta com 20% de pessoas LGBTQIA+ em posições de liderança e de nível executivo (Foto: Divulgação)

A rede de apoio da Unicamp
Halla conta que a inspiração para iniciar o negócio surgiu com o colega Santiago, após cursarem uma disciplina de empreendedorismo na Unicamp. A partir da experiência, Santiago fomentou a ideia de montar uma empresa e, então, convidou para participarem Halla e Antônio da Silva, seus amigos de turma. “O fato de sermos formados pela Unicamp abriu as portas, como no primeiro projeto que fechamos com a Coca-Cola. O apoio da Universidade, por meio de sua estrutura de laboratórios, proximidade com outros pesquisadores, bolsas de pesquisa e na submissão de projetos junto à Fapesp, foi fundamental para que a i.Systems desenvolvesse sua tecnologia e se firmasse como empresa”, lembra Halla.

O ecossistema da Unicamp
A i.Systems é exemplo de empresa que compõe o ecossistema da Unicamp. Os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários, são considerados como empresas-filhas da Unicamp. Além de empresas que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. Saiba mais sobre o cadastro gratuito em: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/.

Esta reportagem foi publicada originalmente no portal da Inova Unicamp.

Imagem de capa JU-online
Imagem mostra três homens de pé. Os três são brancos, usam camiseta preta e estão sorrindo.