Empresa graduada na Unicamp alcança mercado internacional com pesquisas e planejamento estratégico

O fundador do Instituto Axxus avalia como uma vantagem competitiva o relacionamento de ex-alunos empreendedores com a Unicamp

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A aliança entre tecnologia e conhecimento especializado foi uma das estratégias do Instituto Axxus para se transformar, a partir da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), em empresa com permeabilidade internacional. Desde 2019, ela mantém uma base no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, permanecendo integrada ao ecossistema da Universidade.

Seu foco de atuação é a aplicação de pesquisas empresariais e científicas ao aprimoramento de produtos, processos, sistemas e negócios. Seu fundador, Rodnei Domingues, explica que essas pesquisas proporcionam maior conhecimento sobre mercados, empresas ou serviços, com redução de custos e aproximação das partes interessadas. Tal rastreamento de informações pode guiar as decisões de grandes empresas do setor automotivo e da construção civil, por exemplo. “Quando a indústria não sabe como aplicar a inteligência artificial, ou como utilizar a biotecnologia ou a internet das coisas, fazemos um estudo e apresentamos um modelo adequado para a empresa”, explica.

As pesquisas em campo são realizadas em uma plataforma para smartphones e tablets que permite a captação de áudio e vídeo do entrevistado, assegurando o rastreamento de informações com eficiência e custo operacional baixo. “O diferencial do Instituto Axxus é a capilaridade. Temos um vasto banco de dados e mais de 8 mil consultores especializados no Brasil. Mobilizamos essas pessoas rapidamente e a um custo muito baixo”, afirma.

Empresa graduada na Unicamp alcança mercado internacional com pesquisas e planejamento estratégico
Empresa graduada na Unicamp alcança mercado internacional com pesquisas e planejamento estratégico

A relação de Domingues com a Unicamp é antiga. Especialista em gestão empresarial pelo Instituto de Economia (IE), o empresário mantém-se próximo da Universidade desde o início da década de 1990. Enquanto atuava no setor privado, ajudou a desenvolver cursos como o de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (FEC).

Em 2015, o projeto do Instituto Axxus foi aprovado no edital da Incamp. No período de incubação, o relacionamento com a Universidade ampliou-se com o apoio da Agência de Inovação Inova Unicamp. Em 2019, o Axxus tornou-se uma empresa graduada – quando o negócio está pronto para desbravar o mercado –, mas escolheu permanecer no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

“A proximidade com a Unicamp é uma vantagem competitiva. Enquanto estava incubado, a convivência com outras pessoas e empresas ajudou muito. A troca de informações e o compartilhamento de dificuldades e soluções são fundamentais”. Além da rede de relacionamento de empresas promovida pelo ecossistema da Unicamp, os eventos realizados pela Agência de Inovação, segundo ele, “contribuem para o crescimento das empresas, com troca de experiências e compartilhamento de casos de sucesso”.

Internacionalização da empresa

Com o crescimento das atividades, o Instituto Axxus expandiu-se para o mercado externo, passando a atuar em países da Europa, Ásia e América Latina, realizando pesquisas para empresas brasileiras interessadas no mercado internacional e para grandes empresas estrangeiras interessadas no Brasil. “Abrimos unidades em Nova York e na Estônia, uma residência digital que permite maior interação com as empresas do mercado comum europeu”, explica. Essa capilaridade permite amplos estudos sobre o mercado internacional para empresas brasileiras que desejam exportar ou aproveitar melhor mercados e produtos. “Já trabalhamos nos Estados Unidos, Canadá, México, Itália, França, Rússia, China, Japão, Argentina, Peru, Chile, entre outros países. Fizemos estudos amplos, atendendo às necessidades de empresas brasileiras interessadas em expandir seus negócios no mercado internacional”, conclui.

Ecossistema da Unicamp

Essa matéria faz parte da série de reportagens produzida pela Inova sobre empresas que compõem o ecossistema da Unicamp. São consideradas empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos fundados por pessoas com algum vínculo com a Universidade, como alunos, ex-alunos, docentes, funcionários ou ex-funcionários, além de empresas incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas spin-off.

A Inova Unicamp está com o cadastro gratuito aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. Ele abre a oportunidade para a empresa se integrar ao ecossistema empreendedor da Universidade. Acesse aqui: https://www.inova.unicamp.br/cadastro-filhas/

Esta reportagem foi publicada originalmente no site da Inova Unicamp.

Imagem de capa JU-online

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