Articulista Leila da Costa Ferreira.

Leila da Costa Ferreira é Professora Titular de sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Coordenadora Associada do NEPAM-UNICAMP.É membro do Associate Faculty do Earth System Governance Project (IHDP). Foi Professora Visitante da Universidade do Texas/ UT no ano de 1998 e Professora visitante no Programa Top China na Universidade Jiao Tong em Shanghai, China (2009).  Autora de 11 livros na área ambiental. CV e Orcid

Articulista Sônia Regina da Cal Seixas

Sônia Regina da Cal Seixas é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – NEPAM/UNICAMP, e sua atual Coordenadora. Realizou Pós-doutorado na University of Reading/Walker Institute Climate System Research/Real Estate and Planning/ HBS (UK, 2013). Docente do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade (NEPAM-IFCH-UNICAMP), e do Programa de Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos (FEM-UNICAMP). É Bolsista de Produtividade/CNPq e líder do Laboratório de Mudanças Ambientais, Qualidade de vida e Subjetividade - LEMAS (CNPq -NEPAM-UNICAMP). CV e Orcid

Audiodescrição: Imagem colorida de uma gota de água projetando uma planta no fundo.

A coluna Ambiente e Sociedade é um espaço de discussão crítica e analítica sobre as questões ambientais contemporâneas, dando ênfase às problemáticas concernentes às transformações para sociedades sustentáveis. Dentre outros, são abordados temas como mudanças climáticas, políticas públicas ambientais, biodiversidade, degradação ambiental urbana e rural, energia e ambiente, Antropoceno, movimentos ambientalistas, desenvolvimento e sustentabilidade, agricultura sustentável e formação de quadros na área.

Ambiente e Sociedade é o tema da mais nova série de artigos do Jornal da Unicamp

É com imenso prazer que apresentamos um novo espaço de discussão no Jornal da Unicamp.

Temos como objetivo desenvolver uma discussão crítica e analítica sobre às questões ambientais contemporâneas, dando ênfase às problemáticas concernentes às transformações para sociedades sustentáveis.

Dentre outros temas altamente relevantes, abordaremos mensalmente assuntos como mudanças climáticas, políticas públicas ambientais, biodiversidade, degradação ambiental urbana e rural, energia e ambiente, consumo sustentável, relações internacionais, mídia, Antropoceno, movimentos ambientalistas, desenvolvimento e sustentabilidade, democracia, desigualdade social, direitos humanos, co-produção, agricultura sustentável, mineração, formação de quadros na área, interdisciplinaridade, multi-métodos, etc.

Além disso, a ideia seria, principalmente, socializar as experiências empíricas relacionadas a estes temas por meio dos pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e do Doutorado Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade, mantido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, assim como temas estudados por vários convidados jovens e experientes não só da Unicamp, mas de várias instituições do Brasil.

Nesse momento de ataques à Ciência e às Universidades e Centros de pesquisa, é de enorme relevância esse espaço para discutirmos “a boa ciência” da área ambiental feita em nosso país e pelos melhores quadros, assim como temas das políticas públicas voltadas à sustentabilidade e também ações sociais importantes que visem à transição para sociedades sustentáveis.

A Unicamp tem forte tradição nessa área e também contamos com colegas de alto nível para colaboração nessa empreitada.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Unicamp.