Edição:
679
Campinas,
a
Acesse a íntegra da edição

Palavra do reitor

Página
2
Edição de imagem

Foto de um homem que aparece da cintura para cima e está com os braços cruzados. Ele é branco, tem o cabelo curto e usa terno escuro e gravata.

A atual administração da Unicamp considera a comunicação um elemento estratégico para difundir as ações institucionais nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão para o conjunto da sociedade, enfatizando, dessa forma, o papel fundamental que a Universidade desempenha para o desenvolvimento social e econômico do país.

Para além de ressaltar a inestimável contribuição da Unicamp para a formação de pessoas e a geração de conhecimento, a administração vê na comunicação o caminho para a defesa incondicional dos valores democráticos, da autonomia universitária e do ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Esta concepção está na base dos esforços empreendidos pela gestão para fortalecer a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp, conferindo-lhe a devida relevância e dimensão no contexto organizacional de uma universidade que se posiciona entre as três melhores da América Latina.

Tais esforços culminam, agora, no relançamento do Jornal da Unicamp em formato impresso, depois de seis anos de publicação exclusivamente eletrônica.

A volta ao papel do JU, como o jornal é conhecido na comunidade acadêmica, sinaliza o reconhecimento da importância deste que, historicamente, sempre foi um dos principais cartões de visita da Universidade.

Desde a sua criação, em meados da década de 1980, o JU tornou conhecidas milhares de pesquisas desenvolvidas na Unicamp, retratando toda a diversidade e abrangência das áreas de atuação da instituição.

Das bancadas dos laboratórios à formulação de políticas públicas, essas pesquisas foram difundidas e replicadas – muitas vezes, na íntegra – por veículos de comunicação de todo o país, que sempre tiveram o jornal como referência nos campos da divulgação científica e do debate de ideias.

É com grande satisfação e orgulho, portanto, que voltamos a publicar o JU no formato que o consagrou nacionalmente ao longo de sua existência. Que o jornal siga a sua trajetória de sucesso na propagação do nome da Unicamp e na defesa dos seus valores fundamentais. Vida longa ao JU!

Antonio José de Almeida Meirelles

twitter_icofacebook_ico