Teses da semana

Artes: “Painel imagético da memória xilográfica no Brasil: um recorte curadoria de inspiração warburguiana” (doutorado). Candidata: Solange de Souza Vergnano. Orientador: professor Mauricius Martins Farina. Dia 19 de dezembro de 2016, às 10 horas, na sala 3 da Pós-graduação em Artes Visuais do IA.

“Manual do Vermelho: Um resgate analítico-experimental do pigmento vermilion e dos pigmentos vermelhos medievais através da antiga alquimia da pintura a óleo” (mestrado). Candidato: Marcio Alexandre Pulga. Orientador: professor Haroldo Gallo. Dia 20 de dezembro de 2016, às 9 horas, na sala 2 da CPG do IA.

“Thomas Ruff e o olhar fotográfico da arte contemporânea” (doutorado). Candidata: Roberta Steganha. Orientador: professor Mauricius M. Farina. Dia 20 de dezembro de 2016, às 14 horas, na sala 3 Pós-graduação do IA.

Computação: “Aprimorando a segurança do Android através de detecção de malware e geração automática de políticas” (doutorado). Candidato: Vitor Monte Afonso. Orientador: professor Paulo Lício de Geus. Dia 19 de dezembro de 2016, às 13h30, no auditório do IC 2 do IC.

“Sacola de grafos textuais: um modelo de representação de textos baseado em grafos, preciso, eficiente e de propósito geral” (mestrado). Candidato: Ícaro Cavalcante. Dourado. Orientador: professor Ricardo da Silva Torres. Dia 19 de dezembro de 2016, às 14 horas, na sala 53 do prédio IC 2 do IC.

“Especulação de threads usando arquiteturas de memória transacional em hardware” (doutorado). Candidato: Juan Jesús Salamanca Guillén. Orientador: professor Guido Costa Souza de Araújo. Dia 21 de dezembro de 2016, às 14h30, no auditório do IC 2 do IC.

Economia: “A inadequação do mercado como objeto: uma crítica ao pressuposto de objetividade pela conexão entre conhecimento e interesses” (mestrado). Candidato: Rodrigo Costa de Andrade. Orientador: professor Eduardo Barros Mariutti. Dia 20 de dezembro de 2016, às 14 horas, na sala 23 do pavilhão de Pós-graduação do IE.

Engenharia de Alimentos: “Avaliação in vitro do potencial anti-lipogênico e antiinflamatório de extrato biotransformado de resíduos de cítricos” (doutorado). Candidata: Vânia Mayumi Nakajima. Orientadora: professora Juliana Alves Macedo. Dia 19 de dezembro de 2016, às 9 horas, no auditório do DEPAN.

“O programa nacional de alimentação escolar (PNAE) na interpretação dos gestores da região metropolitana de Campinas/SP” (doutorado). Candidata: Rosana Maria Nogueira. Orientador: professor Jorge Herman Behrens. Dia 19 de dezembro de 2016, às 14 horas, na sala 3 da Extensão da FEA.

Engenharia Elétrica e de Computação: “Técnicas para localização de defeitos em sistemas modernos de distribuição de energia elétrica” (doutorado). Candidato: Paulo Anderson Holanda Cavalcante. Orientador: professor Madson Cortes de Almeida. Dia 21 de dezembro de 2016, às 14 horas, na sala PE11 da FEEC.

“Identificação automática e caracterização de lesões em substância branca no cérebro em imagens volumétricas de ressonância magnética” (doutorado). Candidata: Mariana Pinheiro Bento. Orientadora: professora Letícia Rittner. Dia 21 de dezembro de 2016, às 14 horas, na sala da CPG da FEEC.

Filosofia e Ciências Humanas: “Lá, sendo o lugar deles, é também o meu lugar: pessoa, memória e mobilidade entre os Pankararu” (mestrado). Candidata: Arianne Rayis Lovo. Orientador: professor Jose Mauricio Andion Arruti. Dia 19 de dezembro de 2016, às 14 horas, na sala de defesa de teses do IFCH.

Física: “Microscopias ópticas de processos coerentes” (doutorado). Candidato: Vitor Bianchin Pelegati. Orientador: professorCarlos Lenz César. Dia 20 de dezembro de 2016, às 14 horas, no auditório da Pós-graduação do prédio D do IFGW.

Linguagem: “Língua inglesa, cultura e transdisciplinaridade no ensino fundamental I: percursos e representações docentes” (doutorado). Candidata: Joana de São Pedro. Orientadora: professora Cláudia Hilsdorf Rocha. Dia 19 de dezembro de 2016, às 14 horas, na sala de defesa de teses do IEL.

Odontologia: “Avaliação do tratamento térmico e de concentrações de ácido fluorídrico na morfologia da superfície e resistência de união à cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio” (doutorado). Candidato: Daniel Sundfeld Neto. Orientador: professor Luís Roberto Marcondes Martins. Dia 19 de dezembro de 2016, às 8h30, no anfiteatro 1 da FOP.

“Avaliação clínica e radiográfica de pacientes afetados por displasia óssea florida – estudo retrospectivo e multicêntrico” (mestrado). Candidata: Débora Lima Pereira. Orientador: professor Pablo Agustin Vargas. Dia 19 de dezembro de 2016, às 9 horas, no anfiteatro 3 da FOP.

“Fotobiomodulação na prevenção de mucosite oral em pacientes submetidos a transplante de células progenitoras hematopoiéticas: Análise de dois protocolos e de fatores de risco” (mestrado). Candidata: Camila Weissheimer. Orientadora: professora Manoela Domingues Martins. Dia 19 de dezembro de 2016, às 14 horas, na sala da Congregação da FOP.

“Avaliação da influência de artefatos oriundos de materiais metálicos na exomassa sobre os valores de voxel de tomografia computadorizada de feixe cônico” (mestrado). Candidata: Amanda Peleguin Candemil. Orientador: professor Matheus Lima de Oliveira. Dia 20 de dezembro de 2016, às 9 horas, na sala da Congregação da FOP.

“Genotipagem de DNA microssatélites de candida albicans e candida dubliniensis potencialmente virulentas e resistentes aos antifúngicos azólicos isoladas da cavidade bucal e próteses odontológicas” (doutorado). Candidato: Manoel Francisco Rodrigues Netto. Orientador: professor Marcelo Fabiano Gomes Boriollo. Dia 20 de dezembro de 2016, às 13h30, no anfiteatro 1 da FOP.

Química: “Explorando novas aplicações para a técnica de espectrometria de massas com ionização por dessorção a laser - LDI-MS” (doutorado). Candidata: Vanessa Gonçalves dos Santos. Orientador: professor Marcos Nogueira Eberlin. Dia 20 de dezembro de 2016, às13h30, no miniauditório do IQ.