Edição nº 672

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF
Campinas, 14 de outubro de 2016 a 14 de outubro de 2016 – ANO 2016 – Nº 672

Ex-reitores avaliam contribuição da Unicamp à sociedade

Carlos Vogt

O objetivo principal de uma instituição universitária é formar profissionais competentes, nas mais diversas áreas do conhecimento, que atuem, na sua especialidade, com responsabilidade ética e social. Nesse sentido, formá-los também como cidadãos que desenvolvam, portanto, suas ações sempre norteadas pela busca da verdade, da beleza e da bondade. A Unicamp sempre foi um exemplo desse compromisso e, nesses 50 anos, que agora se comemoram, sobressai a forma pela qual a Universidade tem contribuído para o ensino, a pesquisa e a extensão em nosso país.

Carlos Henrique de Brito Cruz

A cada ano a Unicamp obtém mais resultados e se torna mais reconhecida nacional e mundialmente. Em sua trajetória de 50 anos, a comunidade da Unicamp tem se empenhado, na maior parte do tempo com sucesso, para que valores de natureza acadêmica sejam determinantes nas decisões da universidade. Graças a este compromisso a Unicamp tem sido um dos bons exemplos a defender a ideia de universidade pública no Brasil.

Fernando Costa

A missão precípua da universidade é educar pessoas. A formação dos indivíduos preparados para enfrentar, com visão crítica, os desafios do mundo atual em todas as áreas do conhecimento é absolutamente imprescindível para o desenvolvimento do Brasil. Os dados disponíveis mostram que nesses 50 anos a Unicamp formou líderes e inovadores em todos os campos do conhecimento. Como exemplo, podemos citar que com origem na Unicamp se destacam lideranças na indústria, em políticas públicas, em educação, tecnologia, economia, agricultura e saúde. As pesquisas científicas de reconhecida qualidade que são realizadas na Unicamp sem dúvida contribuíram de maneira significativa para criar na região de Campinas um dos mais importantes polos de desenvolvimento tecnológicos do país.

José Martins Filho

Difícil falar da principal contribuição dada pela Unicamp à sociedade, porque são muitas contribuições em todas as áreas da ciência, da educação e da prestação de serviços. Eu entendo que todas elas são importantes, mas algo inegável é o papel da Unicamp e de toda sua área da saúde na prestação de serviços de atendimento médico, odontológico e de especialidades que é realizado por toda a nossa área da saúde, principalmente pelo Hospital de Clinicas, o Caism, o Hemocentro, o Gastrocentro, o Centro de Investigação em Pediatria, o Cipoi. As pesquisas e os projetos de prevenção de câncer, doenças graves e crônicas e também o papel do pronto-socorro, que atende uma população muito grande de toda a região de Campinas e arredores, com forte influência em todo o Estado de São Paulo, também no Vale do Ribeira, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e outras regiões. A área da saúde da Universidade é tão importante que não dá para imaginar como seria o atendimento das pessoas mais carentes de toda essa região se a Unicamp aqui não estivesse.

Hermano Tavares

São muitas as contribuições da Unicamp que geraram impacto na sociedade e seria difícil restringi-las a alguns pontos específicos. Sem dúvida, porém, uma das mais importantes contribuições é a formação de profissionais altamente capacitados para fomentar o desenvolvimento do país. Não apenas em termos quantitativos, mas também qualitativos, correspondendo a uma significativa contribuição para com a sociedade brasileira.