Instituto de Computação lança plataforma para fortalecer conexões

O Instituto de Computação (IC) da Unicamp lançou nesta quinta-feira, 11 de maio, uma plataforma de conexão entre pessoas interessadas em doar para a Universidade que explicita os mecanismos de doação. Conhecida como “Amigos do IC”, a plataforma reúne informações sobre quem pode doar, quais os programas de doação e os benefícios para quem quer se aproximar da Universidade como um doador.

Segundo o diretor do IC, professor Leandro Villas, a ideia da plataforma é facilitar o acesso à informação, já que muitas pessoas e empresas gostariam de doar, mas não conhecem os programas disponíveis. “Já temos algumas parcerias estabelecidas com empresas e pessoas físicas, mas sabemos que podemos expandir a adesão aos programas e, por meio desta expansão, garantir mais bolsas de estudo e melhor infraestrutura para que alunos em situação de risco possam se dedicar à pesquisa e à formação tecnológica”, avalia o diretor.

Público que compareceu ao lançamento da plataforma Amigos do IC

A plataforma Amigos do IC lista como potenciais doadores não só empresas interessadas em se aproximar da Universidade, mas também pessoas físicas e membros da própria comunidade universitária. Os motivadores podem ser desde ampliar o impacto do ensino oferecido no IC até retribuir de maneira ativa o conhecimento oferecido pelo Instituto. O professor Anderson Rocha, ex-diretor do IC e idealizador da plataforma, comenta que busca estabelecer uma prática bem conhecida em universidades do exterior, especialmente junto a ex-alunos. “Muitos ex-alunos buscam, por meio da doação, conservar um sentimento de retribuição pelo ensino de qualidade gratuito que receberam enquanto alunos da Unicamp”, comenta.

O Instituto de Computação já é uma das unidades da Unicamp mais ativas na conexão com as empresas e ativação de doadores. O Programa de Bolsa Alumni, por exemplo, começou em 2017 a partir do desejo de quatro ex-alunos de retribuir à Unicamp e à sociedade a oportunidade de formação que tiveram, que permitiu sua ascensão profissional. Entre 2017 e 2021, a iniciativa progrediu, e mais de R$ 350 mil foram captados em doações, que possibilitaram a implementação de 60 bolsas de estudo no período.

Eryck Pedro, aluno de doutorado em computação, é uma das pessoas que recebeu a Bolsa Alumni Mentoria no ano passado. Viabilizada pela doação de ex-alunos, essa bolsa propicia um recurso complementar às bolsas do CNPq e da Capes. Em troca, os alunos da pós-graduação beneficiados apoiam os alunos da graduação com mentorias. Pedro, que já atua em uma pesquisa voltada para o ensino e a aprendizagem, avalia a iniciativa muito positivamente. “A bolsa auxiliou tanto na minha pesquisa, quanto na minha formação profissional”, conta o doutorando.

O desenvolvimento da plataforma foi feito em parceria com as empresas Match<IT> e Agência Sabiá, que aderem ao Programa Pledge 1%, um movimento global que visa inserir o ato de doar no DNA das empresas. Neste contexto, a Match<IT>, startup parceira do IC, que oferece uma plataforma para contratação de serviços de TI ativada por inteligência artificial, e a Sabiá, agência de marketing que atua junto a corporações em seu planejamento para crescimento na América Latina, engajaram-se na produção da Plataforma para auxiliar na expansão da captação de doações pelo IC.

O diretor do IC, Leandro Villas: ideia da plataforma é facilitar o acesso à informação