Professora Nilce, aposentada do IB, morre aos 80 anos

Edição de imagem

##

"Com imenso pesar, vimos comunicar o falecimento da profa. dra. Nilce Corrêa Meirelles, docente aposentada do IB, ocorrido ontem (11/05/2023), em Campinas.

A Dra. Nilce, que empresta o nome para o Prêmio de Dedicação Docente do IB, foi a primeira coordenadora do curso de graduação em Ciências Biológicas, além de vice-diretora do Instituto. 

À frente do seu tempo, estabeleceu colaboração interdisciplinar com pesquisadores da USP-SC e da Unicamp e aproximou a Biologia da Física, trazendo o uso de técnicas como Ressonância Paramagnética Eletrônica, Microscopia de Força Atômica e, depois (via Prof. Carlos Bonafé), do efeito da pressão na estrutura de proteínas.

Nunca deixava de se posicionar, tinha uma consciência clara do aqui e do agora e uma curiosidade científica sem fim.

Depois das hemeproteínas, mudou seu foco para as Biomembranas, fundando nosso grupo de pesquisa. 

Quase como um hobby, ao final da carreira, encantou-se com a psiquiatria e a neurociência e, nesta fase, “emprestava o ouvido” para os alunos e colegas que a procuravam em sua sala... Os estudos de psiquiatria e sua aposentadoria vieram precocemente, com a perda de dois filhos.

Nilce, minha grande guerreira, ficamos com sua sempre presente elegância!

Eneida de Paula"

A cerimônia de despedida ocorrerá hoje (12 de maio) das 13h às 15h no Memorial Bom Pastor, Rua Sylvia da Silva Braga,s/nº, Campo dos Amarais (ao lado do cemitério da Conceição), Campinas.

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa