Raul Amorim, do Instituto de Geociências, apresenta estudo sobre risco climático na Unesco

Edição de imagem

O docente Raul Reis Amorim, do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp, apresentou em abril um estudo técnico na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, sobre "Vulnerabilidade social e risco climático e os desafios das políticas de resiliência no Brasil". A apresentação ocorreu durante a Conferência Internacional sobre Risco Climático, Vulnerabilidade e Construção de Resiliência, organizada pelo Centre de Études Avancées em Éducation et Développement Durable (CAESE-CAEDD).

O evento reuniu pesquisadores de mais de 40 centros de pesquisa, incluindo o Imperial College de Londres, a Universidad Mayor de San Andrés, a Universidade de Botsuana e a Universidade de Southampton, e teve como objetivo propor “reflexões sobre ações no campo técnico e avanços em pesquisas nas questões ligadas ao risco climático, vulnerabilidade e desenvolvimento de resiliência, bem como concepção de caminhos para formação de competências para os desafios da transição ecológica e sociedades socialmente justas”, como explica Raul Amorim.

O docente do IG foi convidado para apresentar um estudo técnico elaborado pela Unicamp em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb/SP) e WAY CARBON e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes).

##
Delegação de pesquisadores brasileiros que participaram da Conferência, em Paris

Raul Amorim participou da mesa de Altos Estudos, composta por uma delegação de pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, da Universidade Estadual de Santa Catarina e das Pontifícias Universidades Católicas de Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul. Também participaram conselheiros de tribunais, procuradores, promotores e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), juntamente com uma equipe técnica que contou com professores da Universidade Paris Saclay, o Grupo Mulheres do Brasil Paris (Comitê de Sustentabilidade), diretores de projetos europeus de pesquisa ligados à sustentabilidade e técnicos franceses especialistas em clima.

O CAESE-CAEDD, dirigido por Mara Rute Hercelin, convidou Raul Amorim para visitar a sede da Unesco e para participar de um encontro na Embaixada do Brasil em Paris, onde pesquisadores brasileiros se reuniram com políticos franceses e brasileiros para discutirem uma Agenda Brasileira para o Clima. No encontro, foi apresentada a metodologia cidadania para o clima, buscando levar em conta o cidadão e as novas questões desafiadoras para o futuro, a fim de encontrar respostas para os desafios que a sociedade brasileira precisa enfrentar.

Raul Amorim foi apresentado a Abou Amani, diretor da Divisão de Ciências da Água e Secretário do Programa Hidrológico Intergovernamental. Amorim apresentou projeto de pesquisa que dirige no Instituto de Geociências e ressaltou as respostas em pesquisas ligadas ao risco climático produzido pela Instituição. O Centre de Études Avancées em Éducation et Développement Durable comprometeu-se a permanecer nesse diálogo com a Unicamp e ampliar a rede de discussão nos encontros que acontecerão no Brasil nos próximos meses.

Imagem de capa
Raul Amorim participou da mesa de Altos Estudos e apresentou pesquisa feita em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb/SP)

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa