Educorp forma mediadores em Libras no nível avançado

Após três meses de ritmo intenso, uma turma de 21 alunos concluiu a primeira edição do curso Mediadores em Libras (Língua Brasileira de Sinais), em sua versão avançada. A Escola de Educação Corporativa (Educorp) já havia concluído diversas turmas de Formação em Libras, que consistia em pré-requisito para a participação no módulo avançado. Integraram essa primeira turma funcionários de diversas áreas da Unicamp, inclusive unidades externas ao campus de Campinas.  A formação possibilita que, com a ampliação de repertório e recursos, o público surdo amplie a comunicação e a interlocução, garantindo assim a acessibilidade linguística

Cirlene Venturini, da área de cursos da Educorp, organizadora dessa primeira versão pioneira entre as universidades públicas paulistas, avalia que “a língua, a linguagem e a comunicação são fatores essenciais para que as interações sociais e relações interpessoais ocorram”. Para responder a isso, a Unicamp, por meio da Educorp, investe fortemente na formação de profissionais que possam aplicar e mediar a comunicação do idioma junto à comunidade surda da própria Unicamp, como alunos e pacientes da área da saúde, por exemplo.

O mediador em Libras cumpre o trabalho educativo e inclusivo nos mais diversos setores da Universidade. Também tem o importante papel de contribuir junto aos gestores em diversos ambientes e inovar com propostas de acessibilidade que vão ao encontro das demandas do público surdo, com informações detalhadas. A série de cursos já disponíveis e a versão avançada de Libras reforçam a parceria institucional com o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação - Cepre, sendo que as instrutoras da formação avançada, Andrea da Silva Rosa, Rosemeire Aparecida Antunes Desiderio, Luciana Aguera Rosa e Priscila Mara ventura Amorim Silva, têm origem profissional no referido Centro.

O curso Mediadores em Libras — nível avançado (98h) foi uma ação alinhada com as práticas de inclusão social e de pessoas com deficiência da Unicamp. O que responde também aos desafios pautados pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos, e a Secretaria de Vivência nos Campi, em um cenário no qual 5% da população brasileira é surda. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o número representa cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. Para se expressar e se comunicar, muitas delas utilizam a Libras.

Cada formando recebeu um exemplar do Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais. Uma nova turma já está em planejamento pela Educorp.

Matéria publicada originalmente no site da Educorp.

O curso de Mediadores em Libras formou 21 alunos para atuar em diversos setores da Universidade