Reitor discute parcerias com secretários estaduais de Governo e Ciência, Tecnologia e Inovação

Autoria

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e o dretor executivo da Área da Saúde, Oswaldo Grassiotto, foram recebidos nesta quinta-feira (6) à tarde pelo secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab. De acordo com o reitor, a audiência tratou de diversos assuntos, entre eles, a limitação de cargos de docentes e funcionários nas universidades, além de maior interação da Universidade com os setores de saúde e educação. Também participou do encontro o assessor de Relações Governamentais e Institucionais da Reitoria, William Alexandre de Oliveira.

“Conversamos sobre questões que têm preocupado a Universidade, como a limitação de cargos de docentes e funcionários”, revelou o reitor. “Essa dificuldade vem restringindo a possibilidade de reposição de quadros que se aposentam e impedindo qualquer plano de abertura de novos cursos e ampliação de vagas”, explicou.

Pela manhã, Meirelles participou da assinatura de um protocolo de intenções entre o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) — Unicamp, USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) — e o governo do estado de São Paulo, para implementação e gestão de políticas de acessibilidade a pessoas com deficiência. Segundo o protocolo, essas políticas terão como foco o desenvolvimento de tecnologias assistivas. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também participa do projeto.

O reitor manifestou ao secretário de Governo, Gilberto Kassab, a disposição da Unicamp em colaborar no desenvolvimento e formulação de políticas públicas “que venham ao encontro das demandas da população de nosso estado”, mencionando três exemplos de colaboração já definidas ou em estudo. O protocolo de intenções na área de direitos das pessoas com deficiência assinado pela manhã, a ação conjunta com a secretaria estadual de Saúde em iniciativas nos Departamentos Regionais de Saúde próximos a Campinas e a possibilidade, já em análise com a secretária de Educação, de maior interação com o ensino médio público do estado.

Durante o encontro com o secretário de governo, Gilberto Kassab (à esquerda) e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan (à direita), o reitor Antonio Meirelles manifestou a disposição da Unicamp em colaborar no desenvolvimento e formulação de políticas públicas
Durante o encontro com o secretário de Governo, Gilberto Kassab (à esquerda) e diretor executivo da Área da Saúde, Oswaldo Grassiotto (à direita), o reitor Antonio Meirelles manifestou a disposição da Unicamp em colaborar no desenvolvimento e formulação de políticas públicas

Novas parcerias

O reitor também esteve à tarde em audiência com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, o professor Vahan Agopyan. Estavam presentes a coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, o reitor e a vice-reitora da Unesp, Pasqual Barretti e Maysa Furlan, e o reitor da USP, Carlos Carlotti. Pela equipe da Secretaria, estavam presentes Carlos Graeff, Coordenador de Ensino Superior, Edson Wendland, Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Secretário Executivo Thiago Liporaci.

A pauta era a discussão de novas colaborações entre o governo e as universidades. O principal tema foi a proposta de elaboração de um plano de ação conjunta, a ser mediado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação junto ao governo do estado e às demais Secretarias, para a colaboração das três universidades estaduais no desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem a população do estado.

Além das ações que envolvem as três universidades estaduais já em andamento — como a parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoas com Deficiência e da Educação — foram avaliadas possibilidades de novas colaborações com as Secretarias de Agricultura e de Saúde.

Além disso, discutiu-se uma ação conjunta das três universidades e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação no esforço de internacionalização do ensino superior paulista. Uma das possibilidades é a participação conjunta das instituições em fóruns internacionais, como, por exemplo, nos futuros eventos da Conferência das Partes (COP – Conference of the Parties) sobre mudanças climáticas.

Imagem de capa
Da esquerda para a direita, reitor Antonio Meirelles; secretário de governo, Gilberto Kassab; diretor executivo da Área da Saúde, Oswaldo Grassiotto e assessor de Relações Governamentais e Institucionais da Reitoria, William Alexandre de Oliveira

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola