Caism inaugura unidade de treinamento e simulação realística

##

O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – Caism inaugurou, nesta quarta-feira (29), as instalações do novo Centro de Treinamento e Simulação Realística em Atenção à Saúde da Mulher e do Recém-Nascido. Com área de 514 metros quadrados, o espaço será voltado à formação de médicos e profissionais da saúde que atuam nas áreas de obstetrícia e neonatologia utilizando tecnologias de simulação, como equipamentos de cirurgia e laparoscopia operados por robôs, modelos humanos que reproduzem o processo de parto e softwares que monitoram o desempenho dos estudantes durante os procedimentos. Os investimentos na unidade somam cerca de R$ 10 milhões, valor obtido por meio de emendas parlamentares propostas por deputados federais e estaduais.

“Esse será o centro mais bem equipado do tipo no país para a formação de profissionais da área de neonatologia antes de os alunos terem contato direto com os pacientes”, avalia Luis Otávio Sarian, superintendente do Caism. A estrutura do local conta com sete salas, auditório, área de convivência, copa e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Ao todo, foram adquiridos 112 equipamentos e itens de treinamento que oferecem aos estudantes a oportunidade de experimentarem diferentes contextos cirúrgicos.

Segundo Sarian, os treinamentos em saúde têm a característica de dependerem das circunstâncias pelas quais os pacientes passam. Entretanto, com os recursos de simulação, todas as situações que podem ocorrer na prática são vivenciadas pelos estudantes. Durante a simulação do parto, por exemplo, os modelos – mãe e bebê – podem apresentar diferentes tipos de condições e sintomas, demandando cuidados específicos. “Isso traz qualidade e segurança para a formação. Os estudantes podem ter contato com diferentes situações clínicas dos pacientes, o que aumenta as oportunidades de aprendizado”, explica.

##

O espaço também conta com equipamentos de realidade virtual e internet de alta velocidade, o que possibilita que os treinamentos e procedimentos sejam acompanhados e que profissionais de qualquer parte do mundo possam intervir em tempo real.

As atividades do novo centro serão voltadas à formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp e também de profissionais da comunidade. A ideia é que cursos de extensão sejam realizados no espaço e oferecidos pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e outros órgãos de interface entre a Universidade e a sociedade. “Temos a intenção, por exemplo, de estabelecer convênios com prefeituras para capacitar médicos do setor público. É um enorme benefício para a comunidade”, pontua Sarian. Atualmente, cerca de 1.600 estudantes da Unicamp já se beneficiam das instalações do Caism para sua formação. Com o novo centro, a tendência é que mais profissionais passem pelo local.

Novo departamento e área de neonatologia

Além do novo Centro de Treinamento, foram inauguradas as novas instalações do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e apresentadas novas etapas concluídas da reforma da área de neonatologia do Caism, no caso, o banco de leite humano e unidades de terapia intensiva neonatal (Utin) e semi-intensiva neonatal (Ucin). As obras tiveram o objetivo de modernizar o espaço e adequá-lo aos avanços científicos e tecnológicos do setor. Os investimentos realizados na reforma dos ambientes e na aquisição e instalação de novos equipamentos para os 30 leitos – 15 na Utin e 15 na Ucin – são da ordem de R$ 30 milhões, também advindos de fontes extraorçamentárias.

O superintendente do Caism Luis Otávio Sarian: "
O superintendente do Caism Luis Otávio Sarian: "a neonatologia do Caism será a mais bem equipada em um raio de 200 km"

“Esse é um passo muito importante para o atendimento neonatal da região. Com as reformas, a neonatologia do Caism será a mais bem equipada em um raio de 200 km”, comenta Luis Otávio Sarian. Os dirigentes do hospital destacam a modernização do banco de leite, unidade essencial para o trabalho desenvolvido pelos demais setores do Caism. “Todo o cuidado com o recém-nascido é baseado no aleitamento materno. Por isso, o banco de leite humano é o cerne de toda a neonatologia”, explicou Jamil Caldas, coordenador da Divisão de Neonatologia.

Os novos espaços do DTG da FCM também integram o processo de modernização da infraestrutura do hospital, modernização essa aliada à missão de formar profissionais na área, valorizando os acadêmicos da instituição. “É um privilégio para o departamento poder contar com um hospital como o Caism e sua equipe de profissionais. Isso só é possível com a colaboração de todos”, agradeceu a professora Fernanda Surita, chefe do DTG.

Imagem de capa
O espaço também conta com equipamentos de realidade virtual e internet de alta velocidade; possibilita que profissionais de qualquer parte do mundo possam intervir em tempo real

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola