FCM completa 60 anos em 2023

Edição de imagem

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp completa 60 anos em 2023. A instituição, que agrega os cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia, além de cursos de pós-graduação, especialização e residência médica, reúne 3.269 alunos matriculados, 223 servidores não-docentes e 285 docentes, segundo dados do Anuário Estatístico 2022 da Unicamp. O diretor da FCM, professor Cláudio Coy, e o diretor-associado, professor Erich de Paula, falaram sobre o momento atual da instituição, seus desafios e perspectivas futuras.

Médicos e fonoaudiólogos no SUS e saúde suplementar

Os diretores discorreram sobre as qualidades dos profissionais formados pela FCM. “O médico e o fonoaudiólogo formados na FCM são os generalistas, que podem atuar no SUS, em unidades básicas de saúde (UBS), prontos-socorros e no mercado privado, com qualidade, preceitos éticos e boa conduta. Valorizamos bastante essa formação humanista”, afirma Coy. Erich destaca a importância da aprendizagem continuada do egresso, baseada em formação ética e humana muito sólida. "É um desafio que sempre estaremos buscando”.

##
A instituição, que agrega os cursos de graduação em Medicina e Fonoaudiologia, além de cursos de pós-graduação, especialização e residência médica (Foto: Divulgação)

Pesquisa, ensino, extensão e assistência em Saúde

O diretor da faculdade destaca as principais pautas no ensino, visando a manter a qualidade em todos os níveis. “A última reforma do currículo de Medicina foi feita há mais dez anos. Estamos agora adequando a estrutura que temos às necessidades do mercado, às diretrizes do MEC e ao que entendemos ser necessário na formação. A maioria dos médicos egressos, em geral, não consegue ter acesso aos programas de residência. Por isso, temos que oferecer uma formação o mais completa possível”. Coy lembra, ainda, que a graduação em Fonoaudiologia alterou seu catálogo de graduação em 2020, mencionando também a boa avaliação da Capes referente aos cursos de pós-graduação, bem como a relevância dos programas de Residência Médica e Multiprofissional para a complementação do ensino. “Esses programas são muito importantes para especialistas que irão atuar nos serviços públicos ou privados”, diz.

Coy enfatiza também os pontos fortes da área da pesquisa. “Somos sede de dois Cepids (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, da Fapesp), que têm impacto muito grande e trazem recursos para a FCM. Os laboratórios, de maneira geral, também são bastante produtivos”. Comentando os desafios da pesquisa na pós-graduação, o diretor ressalta a importância de “manter pesquisa de alta qualidade no momento em que os fomentos estão cada vez mais difíceis e estimular o ingresso de mais docentes na pesquisa”. Erich realça o diferencial da pesquisa desenvolvida na FCM. “Instituições sem capacidade de fazer pesquisa têm entrado de forma agressiva no mercado. Sendo a aprendizagem contínua uma competência básica do médico e fonoaudiólogo, pessoas que geram conhecimento por meio da pesquisa ocasionam aumento da capacidade de ensinar a ter uma visão crítica, transformando o conhecimento em ações”.

Com relação à extensão, os diretores destacam o papel de levar à sociedade o que é produzido na universidade. “Há atividades de extensão muito relevantes, sendo uma das mais visíveis a da Vila Paula, na qual alunos de Medicina e Fonoaudiologia prestam assistência aos moradores”, disse Coy, lembrando que há uma demanda para que seja feita a “curricularização da extensão”, ou seja, que essas atividades constem na grade de ensino, facilitando a participação dos alunos e atendendo às diretrizes curriculares. O professor Erich lembra que o SUS tem, na sua essência, a expectativa de que também seja campo de ensino e cenário em que se realiza pesquisa.
“O ensino, a pesquisa e a extensão são atividades naturais dos cursos na área da saúde. Nós as valorizamos e as fazemos muito bem”.

Vagas afirmativas

Os diretores consideram positiva a inserção de vagas afirmativas, como cotas étnico-raciais, o vestibular indígena e o ProFIS, para ingresso nos cursos da FCM. “O grande benefício para a universidade é o aumento da diversidade de talentos que chegam até nós. A questão das cotas tem uma série de justificativas, históricas, sociais, todas muito importantes". Para Coy, as vagas afirmativas “mudaram totalmente a cara da faculdade para melhor. São favoráveis e têm impacto muito grande na sociedade. É uma política acertada da Unicamp. Recebemos dois alunos indígenas para o curso de Medicina, em agosto do ano passado. Eles iniciarão o ano letivo em 2023, e isso é um fato muito importante para a nossa instituição”.

##
O diretor da FC, Cláudio Coy: um dos projetos é a construção do Centro de Estudos, que irá agregar a biblioteca, além de espaços comuns e individuais (Foto: Antonio Scarpinetti)

Internacionalização

Outro ponto levantado foi a internacionalização da faculdade nos últimos anos. “Temos uma importante inserção internacional, com vários docentes em cooperação com instituições no exterior”, afirma Coy. Segundo o diretor, a reitoria tem enfatizado o estabelecimento desses convênios, tanto para elaboração de pesquisas em conjunto, quanto para integração de alunos e professores. Recentemente, foi feito um acordo de cooperação com a Universidade de Birmingham, na Inglaterra, com trabalhos destacados com pesquisadores brasileiros, e a de Cardiff, no País de Gales. “Essas instituições têm muito interesse em áreas como cardiologia, neurologia, saúde básica e da família. Temos disponibilizado o contato dos pesquisadores para fortalecer essas atividades, que nos trazem muita produtividade”, declara o diretor.

Projetos em andamento

Um dos projetos em andamento na faculdade é a construção do Centro de Estudos, que irá agregar a biblioteca, além de espaços comuns e individuais, atendendo melhor às demandas estudantis. “A biblioteca atual fica próxima ao Hospital de Clínicas. Depois que a faculdade veio para cima, e em função do acesso pela internet, passou a ser menos utilizada. As atividades desenvolvidas pela biblioteca são importantes e vão muito além de disponibilizar o livro na estante: é um local de convívio, estudos e treinamentos”, declara o diretor, lembrando que o projeto do novo prédio (que ficará em frente ao prédio principal da FCM) foi feito por alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, na gestão do professor Luiz Carlos Zeferino.

O diretor aponta, ainda, que é um desafio a inserção dos alunos na rede pública de saúde, dificultando a atuação e supervisão adequada. “Com auxílio do ex-professor da FCM e atual secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, a faculdade está formalizando um convênio com a Prefeitura para atuação dos estudantes nas UBSs. Além disso, deverá ser construída uma UBS voltada ao ensino em terreno da Prefeitura para esse fim, na Avenida José Bonifácio, próximo ao shopping Iguatemi. Estamos fazendo um projeto arquitetônico, para que a Prefeitura de Campinas execute a UBS, muito bem estruturada, numa área de 1500m²”, diz Coy.

##
O diretor associado da FCM, Erich de Paula: destaque para a importância da aprendizagem continuada do egresso, baseada em formação ética e humana muito sólida (Foto: Antonio Scarpinetti) 

Entre as melhores do Brasil

Os diretores avaliaram o reconhecimento conquistado pela instituição. “Se considerarmos os rankings, a FCM está entre as melhores faculdades de Medicina; o curso de Fonoaudiologia também é muito bem avaliado. A Unicamp como um todo é muito bem vista no cenário nacional e internacional e está efetivamente preocupada com a formação de pessoas com alta qualificação”, afirma Coy. O diretor também atribui a qualidade das atividades ao corpo docente, bem como à alta qualificação dos ingressantes nos cursos de Medicina e Programas de Residência, muito concorridos. “É uma faculdade forte, que gera interesse e procura das pessoas. Isso naturalmente traz os melhores alunos para cá. Em contrapartida, exige comprometimento da instituição em atingir seus objetivos com cada vez mais qualidade”, diz Coy. Para Erich, “a alta concorrência é consequência de um passado de reconhecimento de uma instituição de grande qualidade”.

À frente da diretoria

Ambos os diretores reconhecem sua posição à frente da gestão (2022-2026) durante as comemorações do jubileu de diamante da FCM. “Estar na condição de diretor da faculdade por si só é um privilégio. Essa data, em especial, faz a gente refletir sobre o papel da FCM ao longo desses 60 anos na formação de médicos e fonoaudiólogos, pós-graduandos e residentes. Começou como uma unidade modesta, com instalações improvisadas, depois foi para a Santa Casa e, posteriormente, veio para o campus na Cidade Universitária”, disse Coy. “É uma grande responsabilidade, considerando todo histórico e pessoas importantes que construíram a FCM antes de eu chegar aqui. É um momento muito solene, que precisa ser celebrado da maneira correta, reconhecendo toda a história e o potencial futuro da instituição. É, ao mesmo tempo, uma responsabilidade e um privilégio”, disse Erich.

Programação

Por fim, o professor Coy lembra as atividades comemorativas dos 60 anos da FCM. “Haverá uma série de atividades na faculdade. O jantar comemorativo em maio abrirá oficialmente as celebrações. Realizaremos eventos relacionados à formação docente, colação de grau dos dois cursos, 50 anos da 6ª turma de Medicina, 50 anos do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação (Cepre), além de eventos que discutirão aspectos relevantes, como o papel das fundações de apoio para os cursos de Medicina públicos estaduais e o financiamento da área da saúde, e fórum amplo para discussão sobre o impacto do ensino na Medicina no país”, diz.

Parceiros, patrocinadores e contrapartida social

No contexto de realização do Jantar de Celebração de 60 anos, a FCM conta com o apoio da Associação de Ex-Alunos e Amigos da FCM (Alumni) e da Fundação da Área da Saúde de Campinas (Fascamp) e o patrocínio da Unimed Campinas. Parte dos valores arrecadados com a venda dos convites será revertida em apoio ao projeto de formação e extensão universitária, coordenado pela faculdade, no Projeto da Vila Paula, em Campinas. Pessoas físicas e jurídicas interessadas em apoiar e patrocinar a programação anual de comemoração dos 60 anos da FCM devem entrar em contato com a Assessoria de Relações Públicas e Imprensa, através do e-mail: rpfcm@unicamp.br.

Matéria publicada originalmente no site da FCM.

Imagem de capa
O diretor da FCM Cláudio Coy e o diretor associado, Erich de Paula: série de atividades comemorativas dos 60 anos  (Foto: Camila Delmondes)

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa