Olimpíada de Matemática da Unicamp será incluída no processo seletivo de Vagas Olímpicas da Universidade

Autoria
Edição de imagem

A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) será incluída no Edital de Vagas Olímpicas, o que possibilitará que participantes medalhistas possam pleitear vagas em cursos de graduação da Universidade sem prestarem o Vestibular. 

As inscrições para a 39ª edição estão abertas e seguem até dia 6 de abril. Os estudantes que participarem neste ano já terão a chance de ingressar na Unicamp no ano letivo de 2024. Os cursos de graduação contemplados pelo Edital serão divulgados no segundo semestre, mas a expectativa da organização é abranger diversos cursos da área de exatas.

A OMU é voltada para estudantes do ensino fundamental (8º e 9º anos) e médio de escolas públicas e privadas de todo o país. Para participar, é preciso formar uma equipe com três estudantes e um professor responsável. 

A prova é dividida em três fases. As duas primeiras etapas são online, e a terceira, presencial, na Unicamp.

Para participar do processo seletivo de Vagas Olímpicas, o estudante deve chegar à terceira etapa, realizar a prova em grupo e uma outra prova adicional individual — ambas presenciais. O estudante poderá concorrer à vaga na graduação desde que seja premiado com alguma medalha (ouro, prata ou bronze) na prova individual.

Grupo de estudantes durante as provas da Olimpíada de Matemática da Unicamp; a OMU difere de outras competições do gênero
Grupo de estudantes durante as provas da Olimpíada de Matemática da Unicamp; a OMU difere de outras competições do gênero

Formato da OMU e avaliação dos estudantes

A OMU difere de outras competições de matemática. A participação é feita em equipes, e as primeiras fases ficam abertas por uma semana, o que permite que os estudantes estudem e aprendam enquanto respondem às questões. Além da correção tradicional, também são avaliadas a qualidade do texto e da argumentação, de maneira comparativa. 

De acordo com Marcelo Firer, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp e um dos organizadores  da OMU, o formato original da prova possibilita avaliar a capacidade e o preparo dos estudantes para ingressar na graduação. 

“Durante esses anos realizando a OMU, avaliamos que os participantes são muito talentosos e capacitados. Possuem alta qualidade de redação de matemática, compatível com alunos de final de graduação e início de pós-graduação”, disse.

As provas são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio). 

Calendário e premiação

A primeira fase da 39ª OMU ocorrerá de 18 a 24 de abril, e a segunda, de 23 a 29 de maio. Já a terceira fase, da qual sairão os grupos medalhistas, será realizada presencialmente, na Unicamp, no dia 2 de setembro.

No dia seguinte à prova, 3 de setembro, será realizada uma emocionante cerimônia de premiação, na própria Universidade, em que serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze para ao menos 48 equipes (192 estudantes e professores). Também serão premiadas as equipes que se destacarem pela qualidade de redação e de argumentação das respostas. 

A OMU é realizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade (Imecc). Em 2022, teve um alcance nacional com mais de 6 mil estudantes de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Acesse o regulamento e faça a inscrição

SERVIÇO:

Inscrições de 22/2 a 6/4

Equipes de escolas públicas: R$ 50,00 (por equipe)

Equipes de escolas particulares: R$ 150,00 (por equipe)

Alunos de escolas públicas cujas famílias sejam beneficiárias do programa Auxílio Brasil (ou qualquer programa similar que venha a substituí-lo) devem solicitar, até dia 1º de abril, a isenção da taxa de inscrição.

Imagem de capa
O formato original da prova da OMU possibilita avaliar a capacidade e o preparo dos estudantes para ingressar na graduação

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa