‘Por uma pesquisa valiosa para nós’

O que aconteceria se as pesquisas de maior impacto acadêmico adotassem um rigoroso compromisso com a defesa de uma vida digna para as gerações presentes e futuras? Como seria a vida se técnicas, tecnologias e saberes fossem sempre compatíveis com o respeito mútuo, a responsabilidade compartilhada e a superação de desigualdades?

Provavelmente, muitos lembraram-se logo do potencial de pesquisas aplicadas, como aquelas que permitiram desenvolver vacinas eficazes contra a covid-19 em velocidade inédita, diante da também inédita pandemia que nos afetou a todos. Outros podem ter se lembrado de tantos estudos que buscam na biodiversidade, na agroecologia ou nas energias renováveis novas respostas para aperfeiçoar nossa relação com o planeta sem comprometer sua existência.

A lista de pesquisas comprometidas com a vida pode ser longa, passando por áreas como a bioquímica, a biologia molecular, a saúde pública, ambiental e ocupacional. Pode alcançar, ainda, outras áreas de pesquisa aplicada, como as engenharias, a arquitetura e a demografia, por exemplo, com dados fundamentais para políticas públicas. Ou pode estar na chamada pesquisa básica, como a física e a ciência espacial, com seus contundentes monitoramentos ambientais.

Todas alinham, de modo inovador e fundamental, ciência e direitos humanos, compreendidos em seu mais atual e profundo significado, tomando a existência humana como algo indissociável de todas as demais existências no planeta.

Se perguntássemos sobre as pesquisas relacionadas aos direitos humanos na atualidade, é possível que a lista apontasse para áreas como o direito, a antropologia, a filosofia, a educação, lembrando seus vínculos históricos com estudos sobre direitos individuais e sobre o respeito aos diferentes modos de vida nas sociedades. A lista estaria correta, sem dúvida. Mas incompleta ao não contemplar a multiplicidade de áreas do conhecimento capazes de aproximar ciência e direitos humanos, pesquisa e vida digna, artes e reconhecimento da importância do outro.

Ainda, os direitos humanos também apontam para o contato com as artes, o enlevo dos espíritos, o cuidado de si, ou o cultivo de si, no sentido da formação de direitos e do reconhecimento dos direitos do outro e na constituição de comunidades.

Entre tantas pesquisas com esse perfil desenvolvidas no Estado de São Paulo, alcançou reconhecimento recentemente a de Marcelo W. B. Furlan Alves, doutor em engenharia de produção pela Unesp/Bauru (Universidade Estadual Paulista). O pesquisador buscou compreender e quantificar a dupla relação entre desenvolvimento humano e práticas de adaptação às e de mitigação das mudanças do clima para construir um índice mundial de justiça climática. Por meio da modelagem de equações estruturais e análise envoltória de dados, criou um “novo IDH [Índice de Desenvolvimento Humano]”: um Índice de Justiça Climática.

Essa pesquisa foi laureada na primeira edição do "Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp-Instituto Vladimir Herzog", agora em sua terceira edição. O prêmio contempla pesquisas acadêmicas realizadas em instituições públicas de pesquisa do Estado de São Paulo em todas as áreas do conhecimento que contribuem para a proteção e a defesa do direito à vida, para a dignidade humana e a justiça social e que sejam exemplo de defesa da liberdade e responsabilidade da ciência na melhoria da humanidade.

Não é novidade que o Estado de São Paulo responde pela maior parte da produção acadêmica no país. Também é sabido que as instituições no Estado contam com as melhores estruturas de pesquisa e desenvolvimento da América Latina. Em um país em que 90% das pesquisas são realizadas em instituições públicas, as mais produtivas e de maior impacto estão em território paulista. Diante disso, o potencial transformador almejado pelo Prêmio é enorme e ganha ainda mais valor no contexto atual.

A parceria entre a Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog, organização de decisiva atuação na defesa da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão, não espera de uma ciência de impacto nada menos que isto: que ela promova, efetivamente, a dignidade da vida em todas as suas formas de existência.

Esse é um processo gradual, mas com direção clara: a vida digna.

Acesse o link do Edital

Antonio José de Almeida Meirelles é reitor da Unicamp.

Josianne Cerasoli é presidente da comissão organizadora do III PRADH.

Hamilton Harley é coordenador executivo de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog.

Imagem de capa
Troféu entregue aos ganhadores da primeira edição do PRADH em 2020

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola