Editoras Splendet PUC-Campinas e Unicamp lançam Arte e Arqueologia da América Indígena

Edição de imagem
##
O evento contou com a presença de Rogério Cerqueira Leite; dos organizadores do livro, professores Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes; e dos reitores Germano Rigacci Júnior e Antonio Meirelles, da PUC-Campinas e Unicamp, respectivamente

O livro “Arte e Arqueologia da América Indígena – A coleção pré-colombiana Cerqueira Leite” foi lançado na noite desta quarta-feira (30) em uma cerimônia no Auditório do Campus I da PUC-Campinas. Com 480 páginas, em português e inglês, a obra é resultado de uma parceria inédita entre as editoras Splendet PUC-Campinas e Unicamp. A edição apresenta os artefatos arqueológicos confeccionados por sociedades indígenas pré-colombianas que compõem o acervo de Rogério Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

O evento contou com a presença de Rogério Cerqueira Leite; dos organizadores do livro, professores Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes; de Germano Rigacci Júnior e José Benedito de Almeida David, reitor e vice-reitor da PUC-Campinas; e do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.

“As coleções que existem por aí são sempre muito especializadas. Eu sigo o caminho contrário. Acredito que uma coleção que realmente mostre a cultura de um povo, a evolução, suas religiões, deveria ter uma visão mais geral da obra desse povo", comenta Cerqueira Leite, que adianta a publicação de novas coleções em breve. “Até o fim do ano que vem, devo ter oito coleções completas sobre diversas culturas."

O reitor da PUC-Campinas considera que a cooperação entre as universidades foi importante para produzir um material genuíno e rico. “Para nossa universidade, isso é de significativa importância, porque é a contribuição que podemos dar para a divulgação de arte do acervo do Dr. Rogério Cerqueira Leite, que trata de uma cultura pré-colombiana que é genuína, no sentido de ela estar representando um período anterior à colonização", avalia Germano Rigacci Júnior.

Rogério Cerqueira Leite autografou o livro para o público presente no lançamento
Rogério Cerqueira Leite autografou o livro para o público presente no lançamento 

A satisfação foi compartilhada pelo reitor da Unicamp. “Em minha gestão, tenho valorizado tanto a necessidade da nossa comunidade cooperar internamente quanto a abertura para uma relação mais intensa com o mundo externo. Por isso, a PUC-Campinas cumpre um papel muito importante nisso. A recepção do Professor Germano e do Padre David foi muito grande, e essa tem sido uma relação muito boa. O livro é um momento disso. É uma agenda de cooperação muito importante para as duas universidades”, afirma Antonio Meirelles.

A obra

O livro apresenta 794 artefatos, sendo 599 peças inteiras e 195 fragmentos de estatuetas, esculturas, vasos e cerâmicas das Américas. São peças que abrangem civilizações como os Olmecas, Astecas e Maias, originárias do México e América Central; o Império Inca, no Peru; e os Mapuche chilenos. Dos povos originários do território brasileiro, destacam-se os artefatos Marajoara e de outras culturas do Baixo Amazonas, como os Pocó e os Mazagão, além de povos de outras regiões, como os Tupiguarani.

Organizadores da obra, Alexandre Guida Navarro e Denise Cavalcante Gomes assinam artigos introdutórios com reflexões a respeito do simbolismo dos gestos contidos nas peças do acervo e de novas perspectivas arqueológicas, que abandonam a ideia da supremacia humana frente a outros seres. Pedro Paulo Funari, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), também participa da edição com um texto sobre a diversidade cultural na América Latina. O prefácio é de autoria de Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp.

Alguns dos objetos que figuram na obra foram expostos durante o lançamento do livro
Alguns dos objetos que figuram na obra foram expostos durante o lançamento do livro

Ficha técnica:

Arte e arqueologia da América indígena – A coleção pré-colombiana Cerqueira Leite

Org.: Alexandre Guida Navarro e Denise Maria Cavalcante Gomes

Coedição: Splendet PUC-Campinas e Editora Unicamp

Ficha técnica: 1a edição, 2022; 480 páginas; formato: 23 x 28 cm.

ISBN: 978-85-268-1560-5

Áreas de interesse: Arqueologia, História

Preço: R$ 280,00

Imagem de capa
O físico Rogério Cerqueira Leite; o livro apresenta 794 artefatos, sendo 599 peças inteiras e 195 fragmentos de estatuetas, esculturas, vasos e cerâmicas das Américas

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

Entidade analisou 34 universidades brasileiras de um total de 1.403 do mundo todo

No total, foram apresentados 204 trabalhos desenvolvidos pelos servidores técnicos-administrativos das três universidades estaduais paulistas, sendo que 75 eram de funcionários da Unicamp

A abstenção de 7,8% no primeiro dia está entre as menores já registradas pela Comvest; candidatos realizam provas até amanhã (segunda-feira) 

Cultura & Sociedade

Vinculado ao Campus Sustentável e ao Centro Paulista de Estudos de Transição Energética, projeto de extensão será incorporado pela Proec em 2024

Os títulos foram concedidos por unanimidade em sessão ordinária do Consu do dia 28 de novembro