Racionais MC’s e estudantes compartilham trajetórias em aula na Unicamp

Autoria
##
Aula aberta do grupo lotou os três auditórios do Centro de Convenções

Aclamados por um público que lotou os três auditórios do Centro de Convenções da Unicamp, os Racionais MC’s foram recebidos na Universidade na noite desta quarta-feira (30). O grupo de rap participou de uma aula aberta, compartilhando sua trajetória na música, no ativismo e no protagonismo pela afirmação positiva da identidade negra.

“Hoje a gente não pode dizer que o jogo tá ganho, que a favela venceu. Não é isso. Mas a gente tá caminhando, tá em trâmite. Eu tô muito animado com o que tenho visto, com os jovens. Alguns depoimentos aqui, a maneira como falam e se expressam, é realmente brilhante”, disse Mano Brown, reagindo a uma das questões dirigidas ao grupo.

Além de Brown, estiveram no evento KL Jay e Ice Blue. O grupo Racionais MC’s, fundado em 1988, é integrado ainda por Edi Rock. Na Unicamp, os três membros presentes responderam a perguntas de estudantes da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro", ministrada pela professora Jaqueline Santos, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A aula aberta serviu de encerramento para o curso.

Aula aberta do grupo lotou os três auditórios do Centro de Convenções
Além de Mano Brown, estiveram no evento KL Jay e Ice Blue

O grupo também recebeu uma homenagem dos estudantes, que relataram histórias de vida e a conexão das suas trajetórias com as músicas dos Racionais. Um deles foi Guilherme Santos, estudante de História, que, assim como vários dos demais alunos, deixou emocionados Brown, Ice Blue e KL Jay.

“Se, antes, para as maiorias brancas, isso aqui era casa, para nós, a partir do momento em que a professora coloca vocês aqui dentro, isso também começa a virar casa pra gente. Querendo ou não, faz manter aceso nosso sonho de estudante. Como vocês disseram uma vez, ‘é necessário acreditar que o sonho sempre é possível’.”

##
Os estudantes Inácio da Silva (Ciências Sociais) e Guilherme Santos (História): homenagem dos estudantes nos relatos de histórias de vida e a conexão com as músicas dos Racionais

Outro depoimento marcante foi de Inácio da Silva, estudante do curso de Ciências Sociais, que declarou: “Meu pai ficou encarcerado por mais de dez anos, quando saiu foi morto. Minha mãe ficou encarcerada por cinco anos, quando saiu do sistema carcerário também foi morta. O Racionais MC’s me educou, para além dos estudos [...], na vida. Porque quando eu tinha ideias cabulosas, eu ouvia Mano Brown dizendo ‘calma, acorda, pensa no futuro’”.

A reportagem completa sobre a aula aberta com os Racionais MC’s, produzida em audiovisual e texto, será publicada dentro em breve no Portal da Unicamp e no canal da TV Unicamp. Acompanhe!

O grupo Racionais MC’s, fundado em 1988, respondeu a perguntas de estudantes da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV"

O objetivo da reunião foi apresentar a experiência da Unicamp na aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre

Modalidade oferecida pela Unicamp para financiamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão completa 20 anos

Evento começou esta semana no Instituto de Computação e conta com aulas teóricas, simulados e palestras com patrocinadores