Olimpíada de História, da Unicamp, recebe Prêmio Péter Murányi 2021-22

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Unicamp, recebeu, nesta quarta-feira (9/11), o Prêmio Péter Murányi 2021-22, realizado pela Fundação Peter Murányi.

A premiação foi concedida como reconhecimento ao projeto “Dicionário Excluídos da História”. Para esse trabalho, um grupo de  participantes da 11ª edição da ONHB, em 2019, pesquisou sobre personagens raramente estudados na historiografia tradicional.

O prêmio de segundo colocado foi entregue à Cristina Meneguello, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e coordenadora da ONHB, pelo professor Glaucius Oliva, ex-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e representante da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

##
Equipes de 2019 que realizaram o projeto premiado; trabalho da ONHB evidencia a importância do estímulo à educação para o desenvolvimento global do país

A cerimônia contou com a presença de representantes de diferentes associações científicas, como o CNPq e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Também participaram da cerimônia representantes, reitores e pró-reitores de universidades como Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O Prêmio Péter Murányi recebeu, neste ano, 208 trabalhos de todo o Brasil. Os vencedores foram selecionados por um júri composto por instituições nacionais e internacionais ligadas à área de educação, integrantes de universidades federais, estaduais e privadas, personalidades e membros da sociedade. A Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) ficou em primeiro lugar, e o Programa Futuro Cientista, em terceiro.

Para Vera Murányi Kiss, presidente da Fundação Péter Murányi, entidade que promove o prêmio, o trabalho realizado pela Olimpíada de História evidencia a importância do estímulo à educação para o desenvolvimento global do país. “Este é um projeto que atinge diversos objetivos, pois, além dos conteúdos específicos de nossa história, desenvolve um olhar crítico e uma releitura ativa dela”, afirmou.

No trabalho proposto pela ONHB, estudantes de escolas públicas e privadas, com a orientação de professores, produziram quatro páginas de um livro didático nas quais apresentaram um personagem que avaliaram como relevante, apesar de não ter datas comemorativas, monumentos ou destaque nos  livros. O exercício permitiu aos estudantes de diferentes níveis compreenderem o impacto de personagens históricas pouco conhecidas. Os trabalhos foram disponibilizados no site da Olimpíada.

Realizada desde 2009, a ONHB tem aproximado escolas públicas e privadas das universidades, permitindo aos jovens alunos uma interação com a comunidade acadêmica. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento que o Prêmio traz para o nosso trabalho e, principalmente, para o trabalho de professores e alunos da Educação Básica de todo o país. Sentimos que estamos no caminho certo. É um estímulo para continuarmos. Nosso objetivo agora é intensificar e continuar o projeto”, afirma Meneguello.

##
A coordenadora da ONHB apresenta os principais tópicos do projeto “Dicionário Excluídos da História”

Sobre o Prêmio Péter Murányi 2021-22

O Prêmio Péter Murányi é promovido  anualmente, com temas que se alternam a cada edição: Educação, Saúde, Ciência & Tecnologia e Alimentação. Cada área é, assim,  revisitada a cada quatro anos. O valor total do prêmio é de R$250 mil, divididos entre o vencedor (R$200 mil), o segundo colocado (R$30 mil) e o terceiro (R$20 mil).

A premiação conta com o apoio das seguintes entidades: ABC (Academia Brasileira de Ciências); Aciesp (Academia de Ciências do Estado de São Paulo); Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); e  SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Sobre a Olimpíada de História

A ONHB é um projeto realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp e uma importante ferramenta de aprendizado de História. Conta com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades. Em 2022, realizou sua 14ª edição, com a participação de 73 mil estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Também neste ano, realiza a 2ª edição da ONHB Aberta para Todos, uma versão compacta e acessível ao público em geral.

Olimpíada de História conquista o 2º lugar no Prêmio Péter Murányi 2021-22

SOS Chuva vence prêmio Péter Murányi

Projeto integrado pela Unicamp recebe Prêmio Péter Murànyi

O prêmio de segundo colocado foi entregue à Cristina Meneguello, do IFCH e coordenadora da ONHB