Hemocentro recruta voluntários para pesquisa

Autoria

O Hemocentro da Unicamp está recrutando indivíduos com diagnóstico de leucopenia isolada para uma nova pesquisa. Os pesquisadores responsáveis são Gabriel Rodrigues de Godoy e o doutor Jersey Heitor da Silva Maués

Embora seja raro, alguns indivíduos com neutropenias idiopáticas (neutrófilos baixos) possuem mutações em seu DNA que podem aumentar o risco de desenvolverem doenças hematológicas ao longo da vida, como mielodisplasias e leucemias. Este estudo pretende verificar se indivíduos assintomáticos com neutropenia apresentam alguma dessas mutações em seu DNA.

Caso alguma dessas mutações seja encontrada, os indivíduos serão acompanhados pelo Hemocentro da Unicamp a longo prazo, realizando o eventual diagnóstico e tratamento precoce de alguma doença que possa surgir.

Para participar do estudo é necessário:

– Hemograma mostrando contagem de neutrófilos < 1.200/mm³ de forma persistente; não possuir outras alterações no hemograma, como anemia ou plaquetas baixas; ter idade acima de 18 anos; não possuir outra doença que esteja em atividade (p.ex.: hepatites, Aids, deficiências vitamínias e/ou doenças reumatológicas, renais, hepáticas); não estar grávida; não possuir antecedentes de câncer no passado; não ser alcoolista crônico; não utilizar medicações que podem influenciar diretamente na neutropenia, como antipsicóticos e anticonvulsivantes, por exemplo.

Clique aqui para informar seus dados. Fazendo isso, a equipe responsável entrará em contato.

Notícia publicada originalmente no site do Hemocentro.

Comunidade Interna