Comvest anula uma questão de Geografia da primeira fase do Vestibular

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) decidiu anular uma questão de Geografia da primeira fase, aplicada domingo 6/11. Desta maneira, todos os candidatos presentes receberão o ponto pela questão (1 ponto). Segue o comentário sobre a anulação:

“QUESTÃO 23 (PROVA Q) GEOGRAFIA

A subsidência pode ocorrer em diferentes materiais: materiais de origem cársticas, rochas sedimentares porosas (compostas por texturas areia fina e silte), solos orgânicos e solos muito argilosos (expansivos). A subsidência é um processo que pode ser reversível ou irreversível. Solos muito argilosos ou orgânicos, ao se contraírem, formam depressões no terreno nos períodos de estiagem; nos períodos úmidos, com a infiltração da água, o solo se expande.

Esse ciclo de contração x expansão, apresentado especialmente na segunda figura, caracteriza a subsidência reversível, como na alternativa B, apontada inicialmente pela banca.

A subsidência em Maceió é devida a outras causas e é irreversível. Pela ambiguidade do enunciado, a Comvest decide anular a questão e atribuir o ponto correspondente à questão para todos os candidatos”.

Prova foi aplicada no domingo (6/11)

Comunidade Interna